Diretores do Hospital Dom Malan (HDM) e do Hospital Universitário (HU) da Univasf, ambos em Petrolina, se reuniram ontem (20) para discutir serviços e alta demanda nas respectivas unidades de saúde. A visita, para um diálogo institucional aconteceu com a presença da diretora geral do HDM, Carolina Lemos, da diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães, e da coordenadora social Ingride Lima. Do HU, participaram da reunião o superintendente Julianeli Tolentino, o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, e o gerente de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana.
O momento serviu para reafirmar parcerias, compartilhar experiências e cenários de ensino e pesquisa, visando à organização de treinamentos de equipes, simulação realística, organização de fluxos, integração de eventos científicos, etc.
“O nosso diálogo considera as semelhanças entre as unidades de saúde Hospital Dom Malan e Hospital Universitário no âmbito da Rede PEBA (hospital de Pernambuco e Bahia conveniados ao SUS). Os serviços oferecidos nessas unidades têm alta demanda de atendimento no Sertão e no Vale do São Francisco”, destacou a diretora geral do HDM, Carolina Lemos.
Hospital Dom Malan
O Hospital atende pacientes de 53 municípios na Rede PEBA. Referência no atendimento de mulheres e crianças no Vale do São Francisco, a unidade tem clínicas de internamento (Alto risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil (PSI), Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica e UTI Materna. A unidade de saúde está sob a administração do Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep).
Como hospital de ensino, o HDM tem 52 médicos residentes nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia e ultrassonografia.