A diretoria do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/EBSERH) recebeu, na tarde da última segunda-feira (17), a visita da prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti; de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro; e de Afrânio, Rafael Cavalcanti. Os municípios integram a VIII Região de Saúde do Estado de Pernambuco (Geres).
Na oportunidade, os gestores conheceram as estratégias associadas ao Plano de Capacidade Plena (PCP) do HU-Univasf, voltadas à agilidade no giro de leitos e diminuição da superlotação hospitalar, como também foram atualizados sobre os recentes investimentos em equipamentos.
Durante reunião com o superintendente Julianeli Tolentino, com o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, e com o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Fabrício Olinda, os prefeitos pontuaram relevantes observações acerca da referência e contrarreferência de pacientes, acompanhamento pós-internação e possibilidade de assinaturas de termos de cooperação. “Nosso objetivo é reforçar os instrumentos formais de cooperação e unir forças junto aos representantes municipais para aprimorar a oferta de cuidados à população diante da demanda crescente“, pontuou Julianeli Tolentino.
Foram destacadas ainda proposições acerca dos serviços de anestesiologia e neurocirurgia, diante dos desafios de composição das escalas profissionais, apresentados também por outras unidades hospitalares em todo o país, os custos relacionados à regulação de pacientes para outros serviços hospitalares e o apoio que os municípios podem prestar ao encaminhar pacientes ao HU-Univasf.
Demandas
Os gestores do HU-Univasf e dos municípios alinharam, por fim, a apresentação das demandas discutidas e demais assuntos pertinentes na próxima reunião da CRIE (Comissão de Co-Gestão da Região Interestadual de Saúde do Vale Médio São Francisco), agendada para o próximo dia 31 de julho, em Petrolina.