Completando um mês à frente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolina (STTAR), a nova diretoria está percorrendo as fazendas do município e já identificou o descumprimento de cláusulas da Convenção Coletiva. Entre elas estão a falta de áreas para refeição e descanso dos funcionários; ausência de bebedouros com água potável em alguns pontos das fazendas; o não cumprimento da pausa de 10 minutos a cada quatro horas de trabalho para os funcionários que exercem função em pé; problemas no acesso aos transporte dos trabalhadores, além da dificuldade para os funcionários esquentarem a refeição que levam para o local de trabalho.
De acordo com a atual presidente da entidade, Maria Joelma, esse trabalho de escuta junto aos trabalhadores tem o objetivo de identificar as demandas mais urgentes em cada empresa, para dialogar com os patrões.
“Uma vez que o trabalhador confia no sindicato, a entidade fica cada vez mais forte para lutar por melhores condições de trabalho, tendo como norte a nossa Convenção Coletiva”, justificou, acrescentando que, caso as empresas onde os problemas foram detectados não solucionem as demandas, o sindicato vai denunciar cada caso ao Ministério do Trabalho.
Centro Médico
Além de conversar com os trabalhadores assalariados, durante as visitas, a diretoria do STTAR também está informando sobre o retorno dos atendimentos no Centro Médico, que funciona na sede do sindicato. A partir da próxima segunda-feira (16), os agendamentos para consultas serão iniciados.
“O atendimento está sendo retomado com mais um compromisso de campanha da nossa diretoria, que é a Sala de Fisioterapia. Estamos ampliando o serviço médico com o trabalho de um fisioterapeuta que vai justamente atender os trabalhadores que desenvolveram problemas no ambiente de trabalho, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Essa é mais uma forma de garantir mais qualidade de vida para o nosso associado”, anunciou o diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente do STTAR, Antônio Nilson.
Para agendar consultas e exames, o associado deve entrar e, contato por meio do número (87) 3861-7888. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, exclusivamente pelo telefone.