A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) de Juazeiro (BA) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL) realizarão a partir de amanhã até domingo (21), o 4º Festival do Doce de Leite de Juremal. O evento acontecerá na Praça Manoel Gonçalves Neto da sede do distrito, localizado a 40 km de Juazeiro.
O doce de leite de Juremal é fabricado de forma artesanal e produzido há cerca de um século, sendo passado de geração a geração como principal fonte de renda para várias famílias. “A realização do Festival do Doce de Leite é uma ferramenta de extrema importância para o resgate, divulgação e fortalecimento da cultura local, com a inserção de antigas tradições para as novas gerações. Além de proporcionar a abertura de outros mercados e de oportunidade de grandes negócios”, destacou José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de Pecuária da Adeap.
O evento contará ainda com uma vasta programação cultural e é um instrumento capaz de inserir as doceiras, os produtores de leite e outros comerciantes afins num contexto comercial mais amplo. “O festival tem o objetivo de diversificar e divulgar os produtos fabricados a partir do leite (cabra e vaca), proporcionar aos produtores de Juremal e dos demais distritos de Juazeiro oportunidades de capacitação, negociação e divulgação de suas iguarias e conquistar novos consumidores”, observou o titular da Adeap, Tiano Felix.
Os organizadores do evento, através do festival, vêm buscando transformar o distrito em um centro de referência de resgate da culinária artesanal dos antigos moradores, promovendo a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, objetiva proporcionar o desenvolvimento do turismo rural e o fortalecimento da comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Parceria
O festival conta com a parceria da Adab, Fetag, Sebrae, IRPAA, STRJ, Banco do Nordeste, Cesol, Uneb, Polícia Militar da Bahia (PMBA), Câmara Municipal, Governo Federal, Adac, COOAFJUR, Acac e Univasf.