Com o tema ‘Segurança Hídrica é potencial de desenvolvimento’, a segunda edição da feira de frutas produzida na área de sequeiro do município Petrolina será realizada no próximo dia 1º de maio, na Escola Dom Antônio Malan, Sítio Lajedo (zona rural). O evento busca mostrar a importância econômica do sistema irrigado para os agricultores dessa área.
A exposição é organizada pelo Conselho de Usuários da Água do Sistema Perenizado (Consupontal), em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), estando aberta das 8h às 14h.
A coordenadora do evento, Francisca Ribeiro, frisou que o evento é aberto ao público. “Além das palestras, haverá exposição e degustação das frutas cultivadas na área de sequeiro do município, entre elas, uva, manga, banana, goiaba, mamão, pinha, melancia, melão, acerola, entre outras. São frutas que abastecem os mercados e feiras livres de Petrolina. Aguardamos a presença do púbico”, convidou.
Todo esse pessoal do sequeiro no entorno do Pontal, hoje denominado de Perímetro Irrigado Osvaldo Coelho, estão produzindo por muita insistência dos mesmos, pois quando da elaboração do Projeto, comandada pelos técnicos de Brasília, eles não foram levados em consideração, isto é, a demanda hídrica a ser retirada do Rio São Francisco foi só para o Perímetro do Projeto, quem estivesse na periferia não teriam água e isso é no mínimo perverso, pois você é obrigado a vender parte das suas terras para a implantação do Projeto e não terá direito a irrigar o restante das suas terras? e como se não bastasse, o direito acordado com o acesso a um lote de pequeno produtor, lhes foi surrupiado no Governo da Dilma, quando todo o Projeto foi entregue para uma só Empresa, uma Reforma Agrária ao contrário. Por isso insistimos em que o Semiárido tem solução, mas só e somente só, se as soluções forem estudadas por técnicos da Região, sejam eles da CODEVASF, EMBRAPA, IPA e Secretarias de Agricultura.
Petrolina só tem três distritos: Cristália, Curral Queimado e Rajada, o demais são povoados.
Um grande potencial produtivo o canal perenizado encontra diversidades produtiva desde o coentro orgânico como também a pitaya. Fico feliz em saber a grande expansão da agricultura na região de amargosa a lagoa da Pedra. E ainda mais feliz por ter sido o elaborador do projeto hídrico da localidade.