A comunidade católica de Serrita (PE), Sertão Central, está na contagem regressiva para vivenciar as festividades da excelsa padroeira do Distrito de Santa Rosa, na zona rural. Já são 75 anos de evangelização e missão. A Capela de Santa Rosa de Lima, embora esteja localizada no distrito, pertence à paróquia do município do Cedro (PE).
Devido à localização geográfica, teve sua construção iniciada no ano de 1949, pelo morador José de Oliveira Sobrinho (Zé Nelo). Este teve o incentivo do Coronel Chico Romão para que se construísse uma vila com o nome da Santa, que já era festejada por alguns moradores da região. No ano de 1951, o bispo de Petrolina, Dom Avelar Brandão Vilela, visitou a comunidade em Missão Episcopal e celebrou batizados, crismas e muitos casamentos.
No ano de 2012, foi realizada uma restauração e ampliação da capela. O mesmo aconteceu com a casa paroquial no ano de 2015. O missionário Osvaldo Aquino, na época coordenador da comunidade católica no distrito, liderou muitos movimentos e ações sociais para a realização destas duas obras.
Neste ano jubilar, o jovem padre Tassício Oliveira, que assumiu a paróquia do Cedro no início deste ano, está entusiasmado para celebrar os festejos. Participarão também os padres Remi, Rogério, Thomas Eric e Lindovaldo, de Salgueiro (PE); Lindomar, de Penaforte (CE); Erasmo de Serrita; Cícero Praxedes, de Verdejante (PE); Cícero Luciano e George, do Crato (CE), além do missionário Júnior, de Jardim e das irmãs guanellianas. O encerramento das festividades acontecerá dia 23 deste mês, dia de Santa Rosa de Lima, que é Padroeira da América Latina. O momento é sempre marcado pela presença de grande quantidade de católicos de toda a região.