Depois da Lavagem do Bonfim em Salvador a impresa baiana divulgou que os deputados federais Luiz Bassuma e Edson Duarte, candidatos, respectivamente, ao governo e ao Senado pelo PV, ingressaram com uma representação disciplinar contra o secretário do Meio Ambiente Juliano Matos, do partido, alegando que ele desfilou no cortejo, no bloco do governador, com duas camisas – a do governo por cima e a da legenda por baixo.
Embora a decisão do PV de lançar candidatura própria tenha sido tomada em encontro regional da legenda, Matos, que é vice-presidente do PV baiano e secretário do Meio Ambiente do governo do Estado, não esconde a insatisfação diante da deliberação do partido e chegou a negar que a senadora e candidata à Presidência em 2010, Marina Silva (PV-AC), tenha confirmado os nomes Duarte e Bassuma para entrar na briga em 2010.
Segundo Bassuma a direção nacional do Partido Verde já baixou resolução determinando que até o dia 30 todos os ocupantes de cargos no governo que são candidatos peçam demissão. Ainda após o Carnaval, tomará medida idêntica para os que não vão disputar votos. Conforme Edson Duarte, não haverá outra alternativa: quem não sair será desligado da legenda.