O 1º Cine Proa – Festival de Documentário do Sertão do São Francisco entrou em contagem regressiva. O evento acontecerá em Petrolina e Orocó, Sertão de Pernambuco, de 9 a 13 de outubro, e a programação completa já está disponível no site oficial do festival. Além da exibição dos filmes em curta e média-metragem, a mostra, promovida pela Abajur Soluções, também vai contar com discussões e oficinas. Todas as atividades são gratuitas e acessíveis.
O festival, realizado com incentivo do Governo de Pernambuco, através da Lei Paulo Gustavo (LPG) e apoio da Prefeitura de Petrolina, reunirá 16 filmes pernambucanos e tem como objetivo fortalecer a produção e difusão de documentários, o debate e o intercâmbio entre os produtores desse gênero audiovisual. “Documentários informam, estimulam reflexões na sociedade, preservam a história e a memória do nosso território. O Cine Proa nasceu nesse contexto de reflexão, como uma forma de promover essa linguagem e atrair novos públicos para os debates que emergem dessa tradição“, revela o idealizador e coordenador técnico do projeto, Fernando Pereira.
A programação será apresentada em Petrolina e na comunidade quilombola Mata de São José, Zona Rural de Orocó. “O 1º Cine Proa promove a democratização dos espaços de exibição ao distribuir sua programação em locais variados, como o Cineteatro Massangano, o Espaço Cultural Janela 353 e a comunidade quilombola Mata de São José, em Orocó. O festival vai levar o cinema documental para o público do Sertão do São Francisco, ampliando o acesso à cultura e à diversidade de narrativas. Além disso, oferece uma oficina de introdução ao documentário em escolas públicas de Petrolina e uma oficina online gratuita focada na produção de vídeo-ensaios, em parceria com o projeto F(r)icções“, explica a produtora do festival, Camila Rodrigues.
A seleção dos filmes que compõem a mostra foi realizada por uma comissão de curadores, que analisou quase 50 obras. Além de integrar a programação do Festival, cada filme habilitado receberá uma premiação em dinheiro, que varia entre R$ 300 (curta-metragem) e R$ 500 (média-metragem).
Introdução ao gênero Documentário
Ministrada por Fernando Pereira, o propósito da oficina é proporcionar um espaço, dentro do Festival, no qual os participantes possam compreender os principais conceitos desse gênero cinematográfico, seus formatos e as técnicas fundamentais para o desenvolvimento de um roteiro de documentário. Com duração de 3 horas, a oficina será realizada em escolas públicas, como contrapartida social do projeto.
Imaginar (-se)
O projeto F(r)icções consiste em um workshop online e gratuito voltado para a leitura, interpretação e análise crítica de filmes, culminando na produção de conteúdo nos formatos de texto, áudio e vídeo. O workshop será dividido em três módulos independentes – Olhar, Fabular e Imaginar(-se) – cada um com carga horária de 15 horas, sendo executados em festivais diferentes.
O Cine Proa receberá o módulo “Imaginar(-se)”, que será ministrado por Márcio Andrade e Gabriel Coêlho, de 14 a 18 de outubro em formato virtual. Este módulo possui foco na produção de vídeo-ensaios, abordando desde a escrita de roteiros até a gravação e edição. Os participantes serão estimulados a criar vídeos que (re)imaginem as imagens dos curtas exibidos. Para a oficina serão oferecidas 25 vagas, e os interessados podem se inscrever através do link. O produto da oficina será publicado na revista digital F(r)icções e em plataformas digitais. (Texto: Eneida Trindade/para o Blog)