O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip de Petrolina iniciou, na última semana, uma campanha de doação de leite com o objetivo de melhorar o estoque, que está abaixo do ideal. A ação faz parte do Dia Mundial de Doação de Leite Humano e inclui a entrega de certificados às mães doadoras, como forma de agradecimento e homenagem pelo gesto de amor que pode salvar vidas; além de um trabalho de sensibilização sobre a importância da amamentação.
O Biama de Petrolina existe há 22 anos, foi o terceiro a ser implantado em Pernambuco e busca suprir a necessidade das crianças prematuras e dos recém-nascidos internos na neonatologia do HDM, que é referência para mais de 50 municípios da Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (PEBA). Para atender a toda essa demanda o banco precisa de, em média, 40 litros mensais.
“Atualmente, temos 10 litros em estoque, que são suficientes apenas para 10 dias. Registramos uma queda nas doações no mês de abril e agora em maio contabilizamos, até o momento, a coleta de apenas 16 litros. A nossa realidade não é diferente dos demais bancos de leite do Brasil e essa campanha vem em boa hora”, informa a enfermeira-gerente do Biama, Yany Cruz.
O Banco de Leite do HDM dispõe de 10 doadoras externas e 10 internas e todas receberam o certificado alusivo à data. “É uma maneira simples de retribuirmos a solidariedade dessas mamães que, além de amamentar os seus filhos, conseguem doar um pouquinho de amor em forma de alimento”, explica a coordenadora médica do bando de leite, Flávia Helena Guimarães.
Apelo
Apesar de toda a dedicação dessas doadoras, o estoque gerado não é suficiente. “Nós precisamos de mais doadoras e é muito simples doar leite materno. Basta apenas estar ter boa saúde, não estar fazendo uso de medicamentos e ter leite em excesso”, orienta a coordenadora. As mulheres interessadas podem se dirigir diretamente ao Biama, localizado no HDM, ou entrar em contato com o banco de leite pelo telefone (87) 3202-7002. Para motivar outras mães a doar, Michele Maria de Lima, que está na casa de apoio do HDM aguardando a alta da sua bebê, deu o exemplo.
“O médico me explicou a importância da amamentação e da doação para estimular a produção de leite, e na hora já me interessei. Já doei duas vezes e até ir embora pretendo continuar repetindo o gesto, que considero muito nobre. Fiquei muito feliz de poder receber o certificado e procuro sempre me engajar nessas campanhas”, revelou durante a homenagem. Aproveitando o momento, a coordenadora Flávia sugeriu a doação de vidros de café solúvel, onde são armazenados o leite doado. “Esse ato também é de extrema importância e quem quiser doar pode entrar em contato com o Biama“, ratifica.