Documentário elaborado por deficientes auditivos pretende mostrar situação socioeconômica dos surdos na região

por Carlos Britto // 09 de janeiro de 2013 às 08:00

Uma oficina de Audiovisual para deficientes auditivos está chamando atenção em Petrolina. Até o próximo dia 19 a ‘Página 21’ estará promovendo na cidade a segunda etapa da oficina voltada para os surdos. Nesta nova fase, os participantes irão produzir um documentário com cerca de 12 minutos sobre a situação socioeconomica dos deficientes auditivos da região.

Todas as funções do documentário serão desempenhadas pelos estudantes, desde a confecção do roteiro até a edição final. “A proposta é evidenciar a realidade dos surdos. Daremos suporte técnico e vamos incentivá-los a mostrar os problemas e as perspectivas de inclusão. Mas sempre pela ótica deles próprios e com a estética audiovisual que escolherem”, ressalta Rafael Coelho, um dos orientadores das oficinas.

O projeto teve início em abril de 2012, quando um grupo de 20 jovens surdos recebeu noções sobre teoria e prática do audiovisual e realizou dois pequenos vídeos de ficção – a título de exercício. As aulas ocorrem na Escola Adelina Almeida e as gravações do documentário vão depender do roteiro a ser elaborado pelos participantes.

Segundo Rafael, a ideia é despertar o interesse das autoridades locais. “A nossa expectativa é que as autoridades e outras pessoas que eventualmente venham a ser convidadas para dar entrevistas no documentário compreendam a dimensão do projeto e colaborem da melhor maneira possível”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários