Será lançado no próximo domingo (28) em Floresta (PE), no Sertão de Itaparica, o documentário ‘Reis e Rainhas do Rosário’, que aborda uma festa tradicional da cidade e que existe desde o século XVIII.
Resultado de filmagens iniciadas em dezembro de 2011, o documentário faz parte do projeto Grandes Sertões da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Partindo de uma tradição de coroar, no dia 31 de dezembro, os reis negros da Confraria do Rosário, entidade religiosa que vem dos escravos que louvavam Nossa Senhora do Rosário desde 1792, o filme mostra diversos depoimentos de pessoas ligadas à confraria e de outras que tratam da relação entre negros e brancos na antiga Floresta.
Além disso, o documentário ainda mostra a festa desde seu início, em 24 de dezembro, até o dia do cortejo do rei e da rainha pelos espadachins que abrem caminho, acompanhados pela banda de pífanos, com chegada na igreja mais antiga da cidade. Segundo o coordenador do Projeto, Afonso Henrique , objetivo é registrar manifestações culturais pouco conhecidas do interior de Pernambuco e da Bahia.