Documentário sobre Samba de Véio é lançado no Recife e encanta público

por Carlos Britto // 22 de junho de 2011 às 07:43

Um encontro marcado por acordes, passos e imagens da cultura popular do Vale do São Francisco encantou quem esteve ontem (20) na Livraria Cultura do Shopping Paço Alfândega, no Recife, durante o lançamento do vídeo documentário Velho Samba da Ilha. O evento, que ocupou todas as poltronas e corredores do auditório da Livraria Cultura com a música do grupo Apocalypse Reggae, que participou com os 31 integrantes do Samba de Véio da Ilha do Massangano, uma das maiores referências culturais do polo Petrolina/Juazeiro.

Em seguida o diretor do vídeo, Chico Egídio, falou do processo de elaboração do curta-metragem com duração de 15 minutos, apresentando em primeira mão o resultado de cinco anos de andanças pela Ilha e de um contato próximo com seu povo, formado basicamente de pescadores e agricultores.

“Procuramos mostrar numa linguagem simples, que reflete a essência musical e coreográfica desse povo, uma tradição secular que é a Festa de Reis às margens do rio São Francisco”, explicou o diretor, que deu detalhes sobre o ritual folclórico. “A cada mês de janeiro, a alegria se renova ao compasso de uma troca por demais interessante: o grupo de sambistas sai de casa em casa oferecendo música, dança e animação e recebendo dos demais habitantes da ilha o carinho da boa recepção e da porta aberta com bebidas e refrigerantes”.

Depois da apresentação do curta, as luzes foram acesas e o Samba de Véio entrou no auditório com tudo, fazendo o público levantar e literalmente correr para o palco, onde misturados com os dançarinos, gente de todas as idades sambou e cantou as letras irreverentes que narram o cotidiano na Ilha do Massangano.

O público pôde conferir ainda o lançamento da 6ª edição do Raiz e Remix Festival, que vai acontecer de 26 a 27 de agosto no Parque Josefa Coelho. A programação (que é gratuita) inclui shows, fotografia, artes plásticas, curtas-metragens, feira multicultural, tenda eletrônica e outra gama de manifestações da cultura popular, inclusive o Samba de Véio.

Uma exposição fotográfica completou a noite sanfranciscana no Recife com o tema ‘Ilha do Massangano – Retratos da Vida no Sertão do Velho Chico’. O trabalho faz parte do projeto Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, que aborda mensalmente em Petrolina um tema.

O filme ‘Velho Samba da Ilha’ será lançado em Petrolina na próxima segunda-feira (27), na Galeria de Artes Ana das Carrancas do Sesc, às 19h. Durante o lançamento, a Associação Raízes, realizadora do evento, também vai exibir um teaser do novo trabalho de Chico Egídio intitulado Almas Alimentadas, curta que retrata o ritual religioso característico da Semana Santa às margens do rio São Francisco. (com informações/fotos da CLAS Comunicação & Marketing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Meu amigo da juventude, Claudionor salve, salve!