Durante todo o dia de ontem (17), no município de Sobradinho, norte da Bahia, foi realizado um seminário para debater as questões que envolvem o baixo nível do lago, o maior do País em espelho d’água.
Durante o evento – intitulado ‘Seminário Regional de Segurança Hídrica’ – também foram abordadas alternativas que minimizem o problema da crise hídrica, incentivando práticas de consumo racional da água e provoquem os órgãos responsáveis a implementar ações que solucionam as demandas das populações dos municípios ribeirinhos castigados pela estiagem.
Ao final do evento foi elaborada a “Carta de Sobradinho”, que traça um diagnóstico da situação, apontando sugestões e alternativas de soluções para o problema da crise hídrica, com base nas discussões e impressões dos técnicos, gestores, dos representantes das comunidades ribeirinhas e usuários da bacia do São Francisco.
Participaram do encontro representantes do Governo da Bahia e do Ministério da Integração Nacional, prefeitos e representantes de todos os municípios ribeirinhos, deputados, Ibama, Inema, Codevasf, Chesf, Univasf, IF Sertão-PE, IRPAA e outros técnicos e gestores que contribuíram com o debate. (foto/divulgação)