Documento sobre demandas da caprinovinocultura do Território São Francisco será elaborado e entregue ao Governo da BA

por Carlos Britto // 04 de novembro de 2015 às 19:32

audiência caprinovinocultura juazeiro

A Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) foi palco de uma audiência pública sobre o desenvolvimento da caprinovinocultura na região. O evento – que aconteceu hoje (4) – foi antecipado por uma audiência geral com a presença dos dez municípios do Território Sertão do São Francisco, com o objetivo de discutir o setor em toda região. Na ocasião ficou acordado que cada município irá realizar o mesmo debate para discutir a cadeia de forma pontual.

Em Juazeiro a audiência foi iniciada com a formação da Mesa Diretora com representantes de instituições, do governo municipal, estadual e vereadores. De acordo com o vereador Agnaldo Meira, que propôs o debate, a caprinovinocultura é uma das entidades econômicas mais fortes da região.

Na ocasião o analista do Sebrae, Carlos Robério Araújo palestrou sobre o programa Bioma Caatinga. “O nosso objetivo é sensibilizar a todos para que as atividades de apoio a caprinovinocultura possam ser direcionados da melhor forma possível. Cada instituição dentro de sua missão tem que tentar apoiar a atividade no município, pois os esforços, de forma isolada, não estão trazendo o desenvolvimento da atividade. Juazeiro é o município que tem a maior importância da caprinovinocultura no Brasil e não conseguimos avançar na formalização dessa cadeia. Temos que ter a consciência em buscar produtos de garantia para o consumidor”, observou.

Outro destaque do evento foi a palestra proferida pelo representante da Capritec, Silvio Dória, sobre as potencialidades do setor para Juazeiro e o Sertão São Francisco. “Em Juazeiro os desafios são a nossa maior motivação. Em nenhum lugar por onde passei, no Brasil ou fora, nunca tinha visto um consumo tão comum da carne caprina. aqui ela é consumida trivialmente, isso é um luxo. Nós temos dois frigoríficos, um com inspeção federal e outro estadual, além de um laticínio. Acredito que no nosso município o principal gargalo é a informalidade”, afirmou.

Valorização 

O secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira informou que o governo municipal tem feito grandes esforços para valorizar cada vez mais o setor. Os destaques, segundo ele, são as feiras de caprinos e ovinos realizadas nos distritos de Juazeiro e a Expovale, que acontece na sede do município. “Além disso, a administração tem desenvolvido diversas ações que beneficiam a zona rural, como a instalação de cisternas, poços artesianos, adutoras, bem como a reforma das estradas vicinais, instalação de postos de saúde, dentre outros. O nosso objetivo é valorizar cada vez o homem do campo”, destacou.

Após as palestras, a plateia manifestou as principais dificuldades encontradas em cada região. Em seguida o presidente da Mesa, vereador Tiano Félix, explicou que será elaborada uma cartilha com as principais propostas de todos os dez municípios do Território Sertão do São Francisco.  O documento será apresentado em um futuro evento com a participação de todos envolvidos e do governador do estado, Rui Costa. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários