Petrolina tem, atualmente, 90 pacientes em tratamento contra a doença de Chagas, uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujo principal vetor é o inseto barbeiro. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que disse que esses pacientes são acompanhados pela referência ambulatorial para doença de Chagas, a Policlínica.
De acordo com a secretaria, a porta de entrada para o primeiro atendimento é a Unidade Básica de Saúde (UBS), após avaliação ele será encaminhado para coleta de exames laboratoriais. Se for diagnosticado na fase inicial com no mínimo dois meses, a chance de cura é de 80%.
Contaminação
O barbeiro contaminado funciona como uma espécie de intermediário entre o protozoário e o ser humano. Ele pica um animal silvestre já infectado e depois transmite a doença para as pessoas. A doença é transmitida quando a pessoa coça o local da picada e espalha as fezes do inseto na pele.
Sintomas
Os sintomas da doença são: febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Segundo a Fiocruz, cerca de 70% dos portadores permanecem de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.
Como este Blog mostrou esta semana, a Secretaria de Saúde de Petrolina está realizando ações nas UBS’s para orientar sobre a doença de Chagas. O objetivo é discutir e orientar sobre os aspectos clínicos e diagnóstico, além de ações de controle e prevenção da doença.
O coordenador do Programa Municipal de Doenças de Chagas, Francisco Freitas, explica que vivemos em uma região endêmica e é preciso conhecer o perfil epidemiológico da doença no município e os cuidados de prevenção. “O barbeiro geralmente é encontrado na área rural do município, por isso temos uma equipe de Agentes de Combate às Endemias para realizar visitação e passar as orientações para esses moradores, como não deixar materiais de construção como madeira, tijolos e lenhas próximos a residência, realizar higienização atrás dos cômodos e quadros, pois esses ambientes são propícios para a proliferação desse inseto. Além de colocar telas nas janelas e sacos de areias nas portas”, destaca.
O que fazer
Mas, o que fazer se você encontrar um barbeiro em casa? A população ao encontrar um inseto desse tipo na residência deve capturá-lo vivo, com os seguintes cuidados: pegue um saco plástico, calce na mão e pegue o inseto, anote em um papel o endereço da casa, o local onde foi encontrado, e o nome do dono da residência e a data da coleta. Após essa coleta, é necessário que leve até a Vigilância Epidemiológica, na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Avenida Fernando Góes, 537, no centro da cidade.
Prevenção
Ainda não há vacina contra a doença de Chagas, por isso, cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.
Esses insetos assim como muitos outros entram com mais frequência pelo telhado do que por portas e janelas. Eles teem hábitos noturnos daí a dificuldade em a pessoa perceber a picada uma vez que a mesma geralmente está dormindo na hora.
Na Rua da Motivação, bairro Dom Avelar está com focos de criação de Barbeiro. Em várias casas foram identificados esses insetos.