O bispo de Petrolina, Dom Paulo Cardoso, decidiu falar sobre a polêmica declaração da vereadora Maria Elena, na sessão da última quarta (12) na Casa Plínio Amorim. Mas evitou polemizar.
Em entrevista para o programa Nossa Voz (Grande Rio FM), na manhã de hoje (14), o religioso disse apenas não ter ido à Câmara antes por conta de compromissos com o Novenário em homenagem à Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos e com os 85 anos da Diocese. “Eu tinha coisas muito mais importantes para cuidar”, resumiu Dom Paulo.
Sábio pastor da Igreja!
Jamais Frei Paulo se misturaria à demagogia instalada nesta “Casa”.
Frei Paulo, que Nossa Senhora interceda sempre pelo nosso povo, pela nossa Igreja e por todo o povo de Petrolina.
E que nossa Mãe Rainha dos Anjos nos proteja das ações e declarações desastradas da vereadora Maria Elena de Alencar.
TINHA COISAS MAS IMPORTANTE PRA CUIDAR….
MOSTRA COM ESTA FRASE A ARROGANCIA,PREPOTENCIA,A SUPERIORIDADE ECLESIATICA GRAÇAS A DEUS NAO EXISTE MAS A SANTA INQUISIÇAO.
MOSTRE UMA OBRA SOCIAL FEITA POR ESTE BISPO….
MOSTRE UM PROGRAMA VOLTADO PARA AQUELES MENOS FAVORECIDOS FEITO POR ESTE BISPO.
PETROLINA NESTE EBISCOPADO DE D. PAULO PAROU NO TEMPO.
OBS. APOSTO SE A IGREJA ESTIVESSE PRECISANDO DE APOIO OU MENDINGANDO ALGUMA COISA DE SEU INTERESSE LOGICO QUE JA TERIA IDO AOS PODERES.
D. PAULO TUDO É PASSAGEIRO NADA É PRA SEMPRE.
PEDRO
PEDROPETRUS2009@HOTMAIL.COM
OUVI ATENTAMENTE AS DECLARAÇÕES DA VEREADORA E A DO BISPO.
QUANDO A VEREADORA DIZ: POR ISSO QUE O POVO ESTÁ SAINDO DA IGREJA PARA AS RELIGIOES PROTESTANTES, ENTENDI QUE ELA DISSE QUE DEVIDO AO COMPORTAMENTO DA IGREJA.
JÁ QUANDO O BISPO DIZ QUE TINHA COISAS MAIS IMPORTANTES PRA CUIDAR, ELE ESTÁ FALTANDO COM RESPEIRO AO PODER LEGISLATIVO.
SERÁ BISPO QUE QUANDO A IGREJA CATÓLICA QUER GANHAR UM TERRENO PRIVILEGIADO COMO TEM SIDO NA NOSSA CIDADE O SR FALTA COM ESSE RESPEITO PARA COM A CAMARA?
HÁ BISPO OS SEUS FIÉS ESTÃO SAINDO DA IGREJA NÃO É UM FENONEMO COMO O SR DISSE. É POR QUE A IGREJA JA DEIXOU DE SER DE CRISTO HA MUITO TEMPO E PASSOU A SER DO PAPA COMO BEM O SR. COLOCOU. NA ENTREVISTA A NÉIA .
Antes de mais nada, gostaria de dizer que sendo esse Bispo o representante da Paróquia Nossa Senhoria Rainha dos Anjos ele DEVE SIM esclarecimentos não somente à Câmara, mas também a todo povo de Petrolina acerca de seus atos, afinal de contas quem paga suas contas é a diocese, através de arrecadação de dinheiro dos fiéis.
Seria muito bom que a Igreja Católica passasse a utilizar sua imensa riqueza e seu imenso patrimônio em favor dos pobres, pois juntamente com a arrecadação dos fieis seria uma importante arma no combate à pobreza, às enfermidades, à discriminação, ao racismo, entre outros fatores que assolam o mundo de hoje.
Analisando a História de Petrolina, podemos de logo detectar que esse Bispo bem de longe é o pior que já tivemos.
é por essas e outras que tal Senhor só vai ser lembrado em Petrolina pelas homilias chatas, confusas e sem obras..
Altamente distante do povo, não da para ser Pastor de ovelhas, por isso que em toda rua de Petrolina se tem um Galpão cheio de gente, aderido aos Protestantes.
Vou da no pé…
curupi.ra@hotmail.com
Como o senhor é conservador Frei Paulo. Dizer que as coisas da Camara são coisas pequenas; Chamar de seitas as outras religiões, desprestigiar o Poder Legislativo e as solicitações de algumas vereadoras que de forma muito humilde clamavam pela vossa presença nessa e em outras oportunidades; Será que por esse motivo a Vereadora Maria Elena vai ser jogada na fogueira ou ser esconjurada .. como foi aquela mulher da cidade de Olinda? procuro ser uma serva temente aos ensinamentos que Vossa Eminencia prega com tanto zelo e tanto amor.
Continuando meu comentário- .. procuro me guiar pelo amor de Deus do seu filho Jesus Cristo, pela proteção da Virgem Maria e pela Luz do Espirito Santo, mas Santo Bisbo, como Maria Elena não sei me calar diante de injustiças, quando assim as compreendo. E mesmo compreendendo e reverenciando Vossa superioridade como nosso maior líder na nossa Diocese; mesmo como Vossa simples Serva não posso deixar de dar minha simples mais sincera opinião. O Poder Legislativo de Petroliana os 14 Vereadores daquela Casa do Poovo, não merece esse tratamento diminuto . Não se deixe abater Vereadoura, a Senhora é forte, suas açoes e declarações destemidas nos dizem respeito e refletem muito do que pensamos
Será Vereadoras que por traz de tudo isso não esta subtendido o preconceito historico a ascensão das mulheres nos espaços de poder? Será que as negativas da diocese, e alguns comentários essencialmente machistas não estão relacionados as seis cadeiras ocupadas por MULHERES reconhecidamente combativas cada uma nas suas especividades, umas mais outras menos mas todas devidamente bem colocadas na opinião pública embasada da cidade? Será que o peso das suas expressivas votações e o peso da carga positiva das suas ações Legislativas não estão sendo por demais incomodas e dificil de suportar, para alguns anonimos desafetos? Para se pensar
Bando de anti-católicos! Como se todo o mal do mundo fosse culpa da Igreja Católica! Qualquer palavra que sair da boca do Bispo será agora interpretada do jeito que esses esquerdistas/lulistas quiserem! Não justifica toda essa cólera contra o nosso querido bispo. Nunca fiquei sabendo que o mesmo tenha dinheiro sujo em paraíso fiscais, ou outra coisa, como está ocorrendo com muitos líderes de outros movimentos religiosos !
É lamentável os depoimentos aqui, mostra toda gama de preconceito, rancor e inveja contra o catolicismo, tudo isso se mostra incompatível com os ensinamentos de Jesus Cristo!
Paz, serenidade, compaixão, amor e alegria a todos!
Que a paz do senhor esteja com todos!
Quanto idiotice desses pseudocomentadores evangélicos. O Estado é laico. Então para que audiência!!! os vereadores deviam procurar o que fazer… se não tem nada para fazer que entreguem os cargos…
Gente esta na hora de acalmar os animos, principalmente aqueles predispostos a tomar partido inflamando mais os acontecimento, prejudicando mais do que ajudando. Em resumo e em verdade não ouve ofensas nem ofendidos. O que ouve foi muito sensacionalismo emcima de simples comentários . Não podemos deixar nos influenciar a ponto de querermos julgar as pessoas. Não esqueçamos que estamos falando de duas pessoas maravilhosas que merecem nosso respeito e que mais na frente, ambos ,vão ter oportunidade de conversarem e esclarecerem esse mal entendido, tenho certeza.
Para mim o dificil não é defender a posição da Vereadora Maria Helena. O dificil é achar qualquer tipo de exagero nas suas colocações . Já pensava assim, e agora o Sr. BISPO me deu a confirmação quando ele menospreza e desqualifica o papel do Vereador, comportamento que não condiz com a sua posição de Líder Evangelizador, onde a humildade e a fraternidade e o perdão;devem dar a tônica na sagrada missão que escolheu seguir.
Essa Raimunda não tem o que fazer vem dizer um monte de besteiras, puxa-saco de vereador, o Bispo tem mais o que fazer do que ir à camara de vereadores pra ser interpelado por um qualquer pseudo-pastor/vereador anti-católico.
Lembre-se que o Estado não pode criar nenhum embaraço com as religiões.
O bispo, diferente dos vereadores que não fazem nada, tem muito o que fazer. A Diocese tem várias escolas, rádios, paróquia etc para cuidar, não vai poder perder seu tempo.
A vereadora que deveria ponderar e entender que o bispo é muito ocupado, não ficar fazendo tempestade em copo dágua ou achar que o prestígio da camara (se é que tem) foi atingido pelo fato do Frei não ter comparecido.
Vão trabalhar, aproveitem e deixem o Prefeito trabalhar. Não aguento ver tantos órfãos da prefeitura chorando aos quatro cantos.
Não vejo base bíblica nenhuma, para essa admiração extrema a essas “autoridades” católicas. A igreja católica, até os dias atuais, esbanja riquezas, conseguidas através do apoio condicional a quem estava no poder. Riquezas que não foram obtidas com trabalho dos padres, nem tampouco com doações de fiéis, mas com a opressão da classe plebéia, que era explorada e ainda é, para manter o luxo da “nobreza”, juntamente com o Clero Romano, que não contribui de maneira prática, com ações, para a diminuição da pobreza humana.
Um exemplo disso, são as terras que a igreja tem, no centro, área nobre, das cidades de Juazeiro e Petrolina, mas não doam essas terras para reforma agrária. Mesmo, sendo apoiadora da invasão ilegal de terras.
Vejo esses padres, como marionetes, que nada têm a acrescentar, na vida espiritual das pessoas. Sempre o sermão é o mesmo. Muita conversa, pouca ação.
Desculpem-me, minhas irmãs católicas, mas eu só tenho compromisso com a minha consciência. Dessa, eu devo prestar contas a DEUS. Prefiro acertar contra o povo, do que errar contra o Criador.
MAS, NINGUÉM É DONO DA VERDADE, E O DISCORDAR FAZ PARTE DA CIÊNCIA.
exageros a parte, sobre o depoimento da vereadora e do Bispo, más pior ainda são os comentários e ataques ao Bispo (vcs serão evangelicos?) e a vereadora. Para piorar os comentários estão querendo transferir os papeis do Bispo e dos politicos.
O Bispo está certo… a Igreja tem que se afastar dos políticos, não dá política, dessa a Igreja tem que participar…. Os políticos pelos simples fato de serem políticos não merecem respeito. Ponto.
Não é só o bispo que é arrogante são todos que fazem diocese. As decepções são constantes a igreja católica não faz uma obra social na sua juridição. Em Santa Crruz da venerada todo ano vai buscar a contribuição dos fiés e não dar nada em retorno……
As vereadoras deveriam fazer um questinamento relacinado a resposta do bispo e reciclar suas atitudes; rever se os assuntos discutidos ou se o comportamento dos vereadores esteja desmotivando as pessoas a frequetar a Câmara!
Quando chego na Câmara e vejo o comportamento arrogante de alguns vereadores brigando pela vez de falar; fico achando que perdir meu tempo!
Fico arrependida de ter ido lá só ver os mesmos tomando cafezinho ecomo celular no ouvido!
Deveria ser proibido atender o celular quando estivessem dentroda Câmara devereadores!
Vendo dessa forma! eu, entendo o que o bispo respondeu!
Meus caros Jcsouza e Fernando,
a vereadora e Beatriz que fez um comentários são CATÓLICAS, o fato é que parece que em PETROLINA está existindo uma batalha de religiões,espero que vcs não critiguem os evangélicos com isso, esta discursão foi gerada por uma vereadora cotólica e o Bispo que não foi na camara e ponto final.
Custava o relações pública da diocese responder à Câmara da impossibilidade do Bispo atender o convite dos vereadores, já que ele tem coisas mais importantes a fazer?
Cá pra nós, esse bispo não é nada pop… não aprendeu nada com mais de duas décadas de pontificado de João Paulo II
Que discussão mais sem sentido.
Minha Gente,
Meus Senhores e Minhas Senhoras,
Como lider religioso que é não só o bispo, mas os pastores evangelicos, devem ter uma boa convivencia com todos os segmentos da sociedade.
Afinal de contas, teoricamente tem o proposito de levar pessoas para perto de Deus.
Como Jesus Cristo agiria se estivesse no lugar de cada lider destes?
Jesus Cristo teve um bom convivio com todos os ramos da sociedade de sua época. É certo que qdo precisou ser firme ele o foi.
Que cada um dos que estão criticando tanto as vereadores quanto o bispo, coloquem-se em seus lugares e percebam que na qualidade de fieis católicos ou membros de igrejas evangelicas precisam melhorar seus comportamentos, suas colocações, suas palavras e procurarem fazerem a diferença nesta sociedade tão controversa, hipocrita e de valores invertidos.
Poxa, até briga religiosa é culpa do Lula, assim já é demais.