A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) em Petrolina firmou mais uma parceria para tentar coibir a soltura de animais nas ruas da cidade. Desta vez, a parceria aconteceu com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por meio de um Termo de Cooperação, o qual já está em vigor para reduzir esse problema. Outra medida adotada anteriormente foi a captura de animais de grande porte no período noturno.
De acordo com diretor da AMVS, Marcelo Gama, a partir de agora, o proprietário que tiver seu animal apreendido na rua, pela segunda vez, deverá responder judicialmente. “Antes os donos dos animais, mesmo reincidentes, poderiam pagar a taxa no Centro de Controle de Zoonoses e retirar o animal. Porém, como observamos que, mesmo pagando a taxa muitas pessoas estavam toda semana no órgão com seu animal preso, então resolvemos entrar em contato com o Ministério Público e, a partir de agora, na segunda apreensão o proprietário poderá responder processo judicialmente”, explicou.
Somente na madrugada de ontem (28) foram apreendidos 16 cavalos e jumentos nos Bairros Dom Avelar, São Jorge e Cassimiro. Implantada em fevereiro, a ronda noturna funciona duas vezes por semana. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Graziella Correia, o número de animais capturados aumentou consideravelmente após a ronda. “Os proprietários aproveitavam o horário noturno para soltar os animais, então resolvemos ampliar o horário da ronda com o objetivo de coibir esse tipo de ação”, frisou.
O Centro de Zoonoses está localizado na Avenida Jatobá do Bairro Pedra do Bode, nº 01.
quero saber dos cachorros aos montes nas ruas
Na Suiça você pode ter um animal de estimação, ter um cachorro e desfilar com êle pelas ruas, isso é bonito, elegante, é chique, só que, você tem de pagar um imposto para isso além de recolher a sujeira e colocar em um coletor de lixo que o Poder público dará destino. Em Países do 3º mundo como o nosso, animais de todos os tamanhos rondam soltos por aí, espalhando doenças etc.etc.