Criadores de vários municípios do Sertão pernambucano reuniram-se em Dormentes (PE), na sexta-feira (23), para discutir propostas com vistas ao fortalecimento da caprinovinovultura, além de soluções para o enfrentamento da seca na região. O debate foi promovido numa audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Alepe), durante a abertura da 10ª Caprishow, maior feira de ovinos e caprinos do estado.
Entre as propostas discutidas está a construção de um matadouro público – principal reivindicação dos criadores de Dormentes. O pedido será levado ao Governo do Estado pelo presidente da Comissão, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB). “Dormentes tem capacidade de abater mais de 2 mil animais por mês. Vamos levar esse assunto ao IPA (Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária) e à Adagro (Agência de Defesa Agropecuária de Pernanmbuco)“, garantiu.
Dois especialistas em caprinovinocultura participaram da audiência e orientaram os criadores sobre o tema. O veterinário Pedro Marinho defendeu a importância do matadouro para o fortalecimento da produção em Dormentes. “Nós temos produtos, temos criadores que sabem trabalhar com a atividade, mas falta organização da cadeia produtiva, desde o nascimento até o abate desse animal.“
O evento teve a presença de prefeitos e vereadores da região, além de representantes do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Agricultura do Estado. Atualmente, segundo a Adagro, existem cerca 5 milhões de ovinos e caprinos em Pernambuco. Apesar do número ser relevante, nos últimos quatro anos, a estiagem causou milhares de mortes e redução da taxa de natalidade dos animais, causando um prejuízo estimado em R$ 50 milhões aos criadores. (foto/divulgação)
Já passou da hora de ter um matadouro público em Dormentes, é muita falta de respeito com a população, tomara que não fique só na conversa… Parabéns pela iniciativa políticos…
Professores fazem manifesto em Dormentes exigindo reajuste salarial
Os professores da rede municipal de ensino, em Dormentes fizeram um manifesto pacifico durante a audiência publica nessa sexta (22). profissionais da educação estavam todos vestidos com camisetas pretas exigindo do prefeito Ronyere Reis a implantação do reajuste salarial e o aumento de 13.1% para todos ao professores que se refere ao piso nacional salarial da categoria.
Segundo a representante da categoria, nila Granja, do SINTEPE em Dormentes, o prefeito alega dificuldade financeira, não tendo como cumprir esse reajuste, mas o gestor fez uma proposta bem a baixo desse percentual informou a servidora.
“O FUNDEB já garante esse reajuste e o município precisa se organizar para garantir essa verba extra. Hoje o ponto principal é nosso reajuste, mas precisamos também de melhorias nas nossas condições de trabalho”, destacou nila.
A representante do SINTEPE alega que falta boa vontade do prefeito em resolver a questão do reajuste salarial e cobra também o cumprimento do plano de carreira aprovado em 2004 que garante um reajuste de 8,83 para os demais profissionais da educação em Dormentes.