Dr. José Menino explica sua defesa sobre Univasf administrar HUT

por Carlos Britto // 06 de outubro de 2009 às 14:29

Caro Carlos Britto.

1.) É certo que a UNIVASF é nova. Ainda bem que não nasceu VELHA. Se sua Faculdade de Medicina busca uma estrutura hospitalar onde possa preparar nossos futuros médicos e enfermeiros, é uma postura que muito difere de outras faculdades (que tercerizam este processo). É demonstração da ciência de seu papel e do modo como deve estar inseridada na sociedade e na comuidade onde está localizada.

2.) Não tenho conhecimento de nenhuma escola, hospital, faculdade ou universidade que já tenha nascido completa. Pronta. É um processo.

3.) Algumas pessoas, na ânsia de importar modelos, acreditam que a Faculdade de Medicina da UNIVASF já devesse nascer com a da USP, de Londres, de Lisboa, de Washignton, por exemplo. Como aquelas, a UNIVASF nasceu e crescerá com seus docentes, seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários. O tempo se encarregará de vê-la grande, do tamanho do nosso povo, de nossa gente.

4.) Não é verdade que o Hospital do Coração, o da UNIFESP, seja exclusivamente para atender a especialidade CARDIOLOGIA. Ele faz parte do complexo hospitalar do HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIFESP. Como o Hospital das Clínicas da UFPE, que tem várias unidades agregadas, e tantos outros grandes hospitais públicos existentes neste grande país.

5.) Sendo um HOSPITAL ESCOLA (decerto o nome HUT será substituído, legalmente), não mais ocorrerá interferência da política partidária. O financiamento passará a ser distinto do atual. Além dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (SUS), inclusive com valores superiores aos valores repassados para os Hospitais municipais, estaduais e privados, o HOSPITAL DAS CLÍNICAS contará com recursos do MEC.

6.) O HOSPITAL DAS CLÍNICAS será de uma entidade pública. Os servidores ali terão que ser contratados através de concurso público. Não haverá, como não há nos outros HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS do país, ingerência da política partidária municipal ou estadual. Será um ente Federal. Do Governo Federal.

7.) Em um HOSPITAL UNIVERSITÁRIO os pacientes não são tratados como cobaias, como deixou a entender a reportagem falada. Sendo o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO um Hospital Escola, ali se pratica (praticará) o melhor da medicina; a investigação diagnóstica será prospectiva e visará não só a elucidação e o melhor tratamento, como também a difirenciação entre doenças semelhantes, mas de origem e curso diferentes, tão fundamental para o entendimtento e formação dos futuros médicos, quando da aplicação deste conhecimentos para atendimento da população geral.

8.) Todas as cidades do mundo sonham ter um Hospital Público de Excelência. Petrolina e região plantam a primeira semente para que este sonho se torne realidade. A realidade se chama HOSPITAL ESCOLA!!!

José Menino Silva Monteiro

Médico, Cidadão petrolinense por auto proclamação.

Dr. José Menino explica sua defesa sobre Univasf administrar HUT

  1. BEM ATENTO disse:

    O problema é que a população servirá de cobaia. Não terá um atndimento a altura do que merece. Nada contra o HUT servir aos estudantes de medicina, seja da Univasf, seja de qualquer outra universidade, desde que tenha médicos formados, competentes para acompanhar os formandos em medicina. O que não pode é, depois de tanto investimento pelos governos estadual e federal, a população ser tratada como rato de laboratório… isto é que não.

  2. paciente disse:

    Quando agente tem SONHO, FÉ, AÇÃO, e RECURSO, tudo pode torna-se REALIDADE. Ex: Nilo Coelho acreditou que o Sertão Nordestino, um dia poderia ser VERDE,Principalmente Petrolina e hoje destaque mundial na irrigação, exportando frutas para o 1º mundo. Quem sabe um dia a Medicina no Brasil seja destaque? E a nossa região venha brilhar, porque curso de medicina só nas grandes cidades principalmente no Sudeste e Sul, graças aos politicos da cidades, temos a Univasf,HUT, e profissionais doutorados capacitados para ensinarem aos filhos da terra, como tambem os que acreditam na Univasf. Acreditam nessa no geração, Nós temos orgulhos de ser NORDESTINOS! e quando temos oportunidades vamos longe. O conhecimento e a tecnologia nos ajudam ainda mais.

  3. chico disse:

    O Dr Jose Menino esta completamente equivocado ou delirando com febre alta,ou ainda que enganar os outros ou na melhor das hipotese é inocente e burro.
    O HUT não esta sendo doado a UNIVASF,mesmo que o prefeito o quise-se não pode fazer isso ja que ele nã0 é o dono do hospital e sim o povo petrolinense, ele apenas pegou 3 ou 4 gatos pingados da UNIVASF( os mais inesperientes diga de passagem) e colocou para gerir o Traumas,lembrando que o patrão continua sendo Julio Lossio ou seja as dividas com fornecedores, as causas trabalhistas e o CNPJ do hospital continua sendo o da FEM SAUDE que da prefeitura, UNIVASF tera de gerir com os miseros trocados que a prefeitura repassa para ela,grande parte da comunidade universsitaria é contra essa louca aventura desse Reitorsinho não existe nenhum hospital universsitario no Brasil mantido por verba federal todos passaram para o SUS.Hoje no Traumas não tem esparadrapo imaginem antibiotico.O povo continua na mesma .

  4. Isabela disse:

    Bem Atento

    Mas é lógico que os estudantes vão ser orientados com médicos capacitados, médicos formados, instruídos para passarem seus conhecimentos como em qualquer outro curso. Acredito que seria surreal que os alunos fossem atender a população sozinhos, óbvio que tem um profissional experiente os supervisionando assim como os experientes de hoje já passou por esse estágio, ou dessa forma seria um caos para os cidadãos.

  5. edson disse:

    muito sensato este comentario, parabens dr Jose Menino , ate parece que se mexeu com muita gente para ter esta grita toda

  6. Roberto Guedes disse:

    Esse José Menino está achando que os leitores do blog são crianças.
    A primeira coisa que ele deveria saber é que o Hospital de Traumas, ou seja lá qual nome terá, não será um Hospital Escola, mas sim um Hospital Ensino. Os nomes parecem, mas a diferença é que Hospital Escola os professores fazem e os alunos observam e um Hospital Ensino há internato e residência, sendo assim, os alunos em alguns momentos tem supervisão e em outros metem mão sozinhos. Se o “Menino” prestasse atenção na faixada do hospital, bem de frente a entrada de acesso das ambulâncias está escrito: HOSPITAL ENSINO.
    Não seremos ratos de laboratório, pois estes são manipulados por cientistas formados, seremos sim tratados como “ESTUDO E CASO” e “COBAIA”.
    Vá estudar Menino, quem sabe quando crescer você aprenda que de boas intenções o inferno está cheio.

  7. Desconfiado disse:

    Concordo com Roberto Guedes em número gênero e grau.
    Esse José Menino anda lendo muito livro de ficção e está precisando urgentemente estudar a realidade dos fatos.

    Tenha ao menos respeito pela profissão meu senhor!!!

  8. Eliomar disse:

    Dr. José Menino, essa defesa toda á Univasf faz parte do acerto que você teve com Anderson Armostrong, o novo diretor médico, do (ainda) Hospital de Urgências e Traumas??? Quem é do hospital já sabe que você foi contratado para dar plantões e principalmente “sobre-aviso”. Porque não disse isso no texto??? Se me contratarem também paro de falar a verdade e o que penso sobre a Univasf, Secretária de Saúde e Prefeitura de Petrolina.

  9. Dr. House disse:

    Esse Dr. Menino tá muito sapeca….precisando levar um puxãozinho de orelha. Não sabia que mentir é feio, menino? Olhe lembre-se do ditado: “quem se mistura com porcos come farelo”!!!
    Conte a verdade para o povo, a começar da diferença entre hospital escola e hospital ensino. Você pode enganar muitos por pouco tempo ou poucos por muito tempo, mas jamais conseguirá enganar muitos por muito tempo.

  10. DEOMIRO SANTOS disse:

    A atuação do Hospital Universitário, no ambiente hospitalar, implica em reforçar as noções de cidadania e de direito à saúde e às demais políticas sociais junto ao paciente, familiares e responsáveis.
    Bem como, a formação multidiciplinar dos jovens que serão futuros profissionais, sem a inteferência de “A OU B”, como bem disse o reitor.
    É assim mesmo Dr. Menino, quando a gente sai para o sol para defender nossos ideais somos atacados por gente sem formação e injusta.
    VOCÊ TÁ CERTO E PETROLINA SÓ IRÁ RECONHECER QUANDO O HOSPITAL TIVER FUNCIONANDO.
    PERGUNTAR NÃO OFENDE: QUANTOS TEM DOENÇAS GRAVES E NÃO TOPARIAM SER COBAIAS COM OS SONHOS DE SEREM CURADAS? MUITAS. ATÉ DR. ALENCAR FOI COBAIA DE MEDICAMENTO COM A ESPERANÇA DE CURAR DO CANCER. QUEM É DR. ALENCAR? DONO DA CONTEMINAS E VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA. ELE PODE PORQUE É RICO E A GENTE OS POBRES MORTAIS PODEREMOS SONHAR EM FICAR BOM SENDO COBAIAS DOS CIENTISTAS DA UNIVASF, COM MUITO ORGULHO.

  11. BEM ATENTO disse:

    Isabela, visite o HUT e verás o porque do meu comentário.

  12. ROSALVO ANTONIO disse:

    Entendendo que um Hospital Universitário deve ter por finalidade, prestar assistência à população, por meio da aplicação de medidas de proteção e recuperação da saúde; servir de campo de aprendizado para o ensino de graduação das profissões da área da saúde; servir ao aperfeiçoamento dos profissionais da saúde, através dos programas de residência e de cursos de pós-graduação – lato sensu e stricto sensu; atuar como Hospital de referência do sistema regionalizado de saúde em associação com instituições assistenciais e sanitárias existentes em sua área, em conformidade com o SUS; servir de campo de treinamento em organização, administração e manutenção de instituições e serviços hospitalares; preparar pessoal de nível médio e auxiliar com vista ao aprimoramento da qualidade dos próprios serviços e à manutenção de bons padrões de rotina; desenvolver atividades de investigação científica e tecnológica no campo das ciências da saúde e contribuir para a realização de estudos e pesquisas sobre os principais problemas de saúde da população; contribuir para a formação de equipe de saúde, com participação de responsabilidades, dentro do respeito às normas éticas do exercício profissional; prestar assistência integral ao paciente e à família, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, no processo saúde-doença e que a rede de Saúde de Petrolina está bastante fragilizada, vejo como uma medida correta no aspecto de se tentar encontrar uma solução para o cuidado com a saúde da população bem como para assegurar um espaço que possibilite a formação qualificada dos futuros profissionais de Saúde. é preciso se criar um Conselho Gestor com a participação dos diversos segmentos da sociedade com composição paritária e deliberativo como uma forma de garantir o controle social.

  13. Ma. Feitosa disse:

    Petrolina tem muito a ganhar e a aprender com um Hospital ensino. Observando a evolução das cidades as que mais crescem têm ligação direta com a saúde . Os estudantes que estão sendo massacrados muitas vezes são os que mais colaboram com a pesquisa, descoberta e tratamento de inúmeras doenças. Devido a eles muitas vzes o olhar do médico se torna mais atento. Cuidado ao se dar atenção a brigas partidárias e não observar a importância do estudo e evolução da saúde. Se houver empenho e responsabilidade com certeza Petrolina vai evoluir bastante.

  14. Parabéns Rosalvo Antônio disse:

    PARABÉNS ROSALVO ANTÔNIO. A aula de cópiar e colar da internet você já aprendeu. Eu já havia lido esse texto na internet. Pesquisou no google não foi, espertinho??? Mas vamos pro lado prático e real, sem teorias surealistas e utopicas. O que todo hospital precisa para ter um bom funcionamento é: verba, verba, verba e uma boa equipe (de higienização à médico). Porque o HUT hoje ainda tem algumas deficiências???? Falta verba. Então pode-se trocar a diretoria mais uma 500 vezes e continuará assim. Sem contar que tem uma meia duzia de vereadores que não tem o que fazer e nem sabe o que é um hospital de urgência e emergência e fica dando pitaco no hospital. Para não ser generalista e dar nomes aos bois: Major Enfermeiro, Dr. Péssimo (Pérsio) e Josenilson. Deveriam saber que ajuda muito quem não atrapalha. Dr. Péssimo chegou ao ponto de ir no hospital exigir que pacientes fossem operados de vesícula… hospital de urgências e traumas não é operar vesícula, pois isso é cirurgia eletiva. Petrolina tem hospital de alta complexidade, porém não tem de baixa e média complexidade pelo SUS. Se precisar de neuro-cirurgia se faz no Traumas, porém se precisar tirar uma hérnia inguinal tem de usar o TFD (Tratamento Fora do Domicílio) e ir pra Recife.
    Todos sabem como as coisas tem de funcionar, porém querem fazer do Hospital de Traumas palanque político. Como a assessora de impresa da secretária de saúde, Sra. Josélia Maria, tenta fazer a todo momento. Porém ninguém quer pagar a conta….

    Roberto Guedes
    guedao_petrolina@hotmail.com

  15. Satisfeito disse:

    Dr. José Menino, com todo respeito, MEUS APLAUSOS. Aqui não formaremos médicos “feitos nas coxas”, e sim formados em laboratórios avançados, acompanhados por profissionais que merecem todo nosso respeito. UNIVASF é uma grande Instituição e será maior ainda, o HUT só tem a contribuir, com toda sua estrutura e modernidade. Parabéns pela preocupação! O resto… é resto.

  16. Ana Carla disse:

    Nossa família já precisou do Hospital das Clínicas (hospital universitário), em Recife, nosso tio fez cateterismo e angioplastia, o mesmo foi muito bem assistido, um atendimento humanizado, não faltou absolutamente nada. Não consigo entender qual motivo de tanta polêmica, até parece que algumas pessoas estão torcendo para dá errado. Se meu tio foi cobaia, por que foi operado pelo mestre Dr. Edgar e acompanhado por seus alunos, gostaria que todo brasileiro sem condição de pagar um plano de saúde tivesse a sorte que meu tio teve… Sou a favor que a UNIVASF assuma o Traumas.

  17. Joanna disse:

    Sou estudante de medicina da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE e discordo veemente dos que acham que nos hospitais escolas os pacientes são usados como cobaias. Dentro do Hospital das Clínicas, e dos outros diversos hospitais que já estagiei como ESTUDANTE DE MEDICINA, tratamos os pacientes com o maior cuidado, sempre monitorados por médicos e a investigação diagnostica é a mais completa possível , partindo exatamente do pressuposto de que: se estamos em um hospital que se propõe ao ensino e a pesquisa, a investigação deve seguir os passos propostos nas literaturas adotadas.Nada é feito as cegas!! Não há nada melhor, para uma formação médica de qualidade, do que ter um Hospital de referencia ao ensino. Não existe aprendizado eficaz se não houver prática aliada a teoria.
    Os alunos da Unifasv e a população petrolinense só tem a ganhar com esta conquista!Concordo com o Dr Jose Menino!

  18. Observando e comentando disse:

    O que sei é que essa nova direção é MUIO prepotente e desumana. Já chegou demitindo PAIS e MÃES de família que trabalhavam no HUT, não se preocupando em demitir os ARRUMADINHOS que lá existem. Quando o Sr. Rosalvo Antônio diz que “preparar pessoal de nível médio e auxiliar com vista ao aprimoramento da qualidade dos próprios serviços e à manutenção de bons padrões de rotina”, ele tá certo, porque o clima do HUT é de medo em ser demitido, pois a cada semana a ameaça de uma lista de demissão tira a concentração dos funcionários e sua boa vontade em servir. UNIVASF, veja alista dos salários do HUT e analise que é dignigo de receber tal quantitativo, pois enquanto desvalorizam enfermeiros, há ADMINISTRATIVO ganhando igual a um deles, e além de não saber cuidar de ninguém gasta os recussos de lá horas a fio nos sites de relacionamento e sentados na linda lanchonete, e, Srs. diretors do HUT, sejam mais humildes a se dirigirem aos dalits. E que sejam bem vidos. Boa sorte, porque vocês irão precisar.

  19. Marivaldo disse:

    Será que Dr. José Menino aceitaria que ele ou seus parentes fossem atendidos no HUT po alunos da UNIVASF?

  20. Jovino disse:

    Em todos os lugares do mundo é normal o treinamento de doutorandos em hospitais. O termo “hospital universitário” não significa que os estagiários serão os funcionários. Eles somente irão acompanhar e auxiliar a realização de procedimentos feitos por profissionais habilitados para tanto.
    Ser universitário significa incremento de verba para o hospital. Significa formação de profissionais de qualidade na região.
    Não é justo se declarar contra e denegrir a proposta sem o conhecimento pleno do assunto.

  21. Mary Gonzaga disse:

    Parabéns ao Dr. José Menino Monteiro que com muita propriedade fez uma abordagem esclarecedora e de alto nível sobre os benefícios de um Hospital Universitário em Petrolina.

    Uma verdadeira aula sobre o assunto que deve fazer a comunidade refletir sobre a importância, os benefícios e, por que não dizer, o engrandecimento que a cidade passa a ter ao ser privilegiada com uma Instituição desse porte: Um “Hospital Público de Excelência”.
    Muito bem colocadas as suas palavras, Dr. José Menino, o que não seria diferente para um médico conceituado e de grande influência na comunidade médica de Petrolina, Cidadão petrolinense por auto proclamação da nossa sociedade, sempre interessado e envolvido nas causas que dizem respeito a esse segmento.

    A UNIVASF, por sua vez, mais uma vez, engrandecendo o desenvolvimento da nossa cidade, portar-se-á, sem dúvida, de maneira enriquecedora no processo, pois é esse o perfil do nosso magnífico Reitor, Sr. Weber Macedo, da equipe designada para tão nobre missão e de todos que virão contribuir para esse grandioso momento.

    Mary Lucy de Souza Gonzaga Assist. Administrativo da UNIVASF

  22. ROSALVO ANTONIO disse:

    Meu caro Roberto Guedes, o SUS é uma conquista da sociedade brasileira, quem vivencia sua história, usa, trabalha e pesquisa sabre sobre o mesmo, sabe que Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, foi fundamental na elaboração de princípios e diretrezes que acabaram sendo incorporados na CR/88, no Sistema de Seguridade Social, que compões Saúde, Assistência Social e Previdência. No tocante a Saúde a lógica da descentralização vem fortalecer os Estados e Municípios. A regionalização é outro fator importante para o compartilhamento de Ações os entes da Federação, O controle social ou participação da comunidade atuando diretamente através dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde, nas três esferas de governo, traçando diretrizes e deliberando sobre a política de Saúde é uma ferramenta importante no exercício da cidadania, afinal o poder emana do povo.

    Como Ex Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina e agora prestes a assumir uma cadeira no Conselho Estadual de Saúde tenho a obrigação de me informar sobre a Política de Saúde.

    Como postulante de cargo eletivo seja no Executivo ou no Legislativo tenho obrigação de está informado sobre as diversas políticas públicas. Tenho a consciência de que não sabemos de tudo, pois esse Dom só foi dado a Deus.

    No processo de construção do SUS existem princíos e diretrizes a serem observadas e essas são delineadas pelos diversos segmentos da sociedade tais como usuários, gestores/prestadores de serviços e trabalhadores/profissionais de saúde… e no caso da existência do Hospital Universitário na UNIVASF, só terá sentido se for para fortalecer o Sistema Únco de Saúde, com a garantia de tudo que já mensionei anteriormente. Tenho a consciência de que não sou infalível. Livros, internet, jornais, revistas, pesquisas, teses… é exatamente para nortear as políticas públicas e fomenta o debate numa sociedade democrática como é a nossa, conquistada a duras penas. Temos que fazer uso do nosso poder da Criação, a bem da humanidade, que é um dom divino.

    Quanto ao teor do meu comentário, tudo que falei foi o que aprendi e ajudei a construir, em Conferências, Plenárias, Conselhos e pesquisas… que concordo e comungo delas.

    Tanto na internet quanto nos livros, jornais… existem várias visões falando de um mesmo assunto, isso faz parte do contexto de visão de mundo de cada um, tem inclusive aqueles que tentam destruir o SUS, promovendo ataques através de idéias Neo Liberais, privatizando e implantando as tais Fundações Estatais e tudo visa desrregulamentar o SUS.

  23. ROSALVO ANTONIO disse:

    Meu caro Roberto Guedes, o SUS é uma conquista da sociedade brasileira, quem vivencia sua história, usa, trabalha e pesquisa sobre o mesmo, sabe que o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, foi fundamental na elaboração de princípios e diretrezes que acabaram sendo incorporados na CF/88, no Sistema de Seguridade Social, que compõe: Saúde, Assistência Social e Previdência Social.

    No tocante a Saúde a lógica da descentralização vem fortalecer os Estados e Municípios. A regionalização é outro fator importante para o compartilhamento de Ações entre os entes da Federação, O controle social ou participação da comunidade atuando diretamente através dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde, nas três esferas de governo, traçando diretrizes e deliberando sobre a política de Saúde é uma ferramenta importante no exercício da cidadania, afinal o poder emana do povo.

    Como Ex-Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina e agora prestes a assumir uma cadeira no Conselho Estadual de Saúde tenho a obrigação de me informar sobre a Política de Saúde.

    Como postulante de cargo eletivo seja no Executivo ou no Legislativo tenho obrigação de está informado sobre as diversas políticas públicas. Tenho a consciência de que não sabemos de tudo, pois esse Dom só foi dado a Deus.

    No processo de construção do SUS existem princíos e diretrizes a serem observadas e essas são delineadas pelos diversos segmentos da sociedade tais como usuários, gestores/prestadores de serviços e trabalhadores/profissionais de saúde… e no caso da existência do Hospital Universitário gerido pela UNIVASF, só terá sentido se for para fortalecer o Sistema Únco de Saúde, com a garantia de tudo que já mensionei anteriormente.

    Tenho a consciência de que não sou infalível. Livros, internet, jornais, revistas, pesquisas, teses… é exatamente para nortear as políticas públicas e fomenta o debate numa sociedade democrática como é a nossa, conquistada a duras penas. Temos que fazer uso do nosso poder da Criação, a bem da humanidade, que é um dom divino.

    Quanto ao teor do meu comentário, tudo que falei foi o que aprendi e ajudei a construir, em Conferências, Plenárias, Conselhos e pesquisas, cursos… que concordo e comungo delas.

    Tanto na internet quanto nos livros, jornais… existem várias visões falando de um mesmo assunto, isso faz parte do contexto de visão de mundo de cada um, tem inclusive aqueles que tentam destruir o SUS, promovendo ataques através de idéias Neo Liberais, privatizando e implantando as tais Fundações Estatais e tudo visa desrregulamentar o SUS.

    PRESIDENTE DO PSOL/PETROLINA

  24. Ricardo Teixeira disse:

    Vocês são todos tolos, nós já somos cobaias desses médicos que atendem aí há muito tempo. Somos cobaias de todos os médicos. Além de que temos muito pouco profissionais na região e a qualidade deles é péssima. O atendimento é ruim e precário, mesmo paciente PARTICULAR. E eles nuncam resolvem casos complicados, muitas pessoas tem recorrido aos médicos das capitais para tratar de assuntos insoluvéis. Os médicos da região só resolvem coisas bobas.

  25. 100% Ético disse:

    Amigos, o que não queremos que esses “professores” passem para os alunos são exemplos de negligência, incompetência e ineficiência, normalmente observados nos profissionais de medicina aqui em Petrolina.
    A saúde nesta cidade precisa ser repensada com URGENCIA.

  26. Ademy Landim disse:

    Apesar de ser estudante de medicina em uma universidade católica, fora do nosso Brasil, que até então recebe fortíssimas criticas pelo fato de não sermos submetidos a um vestibular. O termo “cobaia” torna um tanto ridículo e inoportuno ao se referir a Hospital escola! Pelo menos é o que acontece comigo e os demais brasileiros que aqui estuda. Veja: Estamos sendo 24 horas acompanhados por médicos pós graduado nas mais diversas especialidades no qual todos os pacientes recebe o que chamamos “tratamento humanitário” sendo toda e qualquer atendimento que seja feito ao paciente, tenha que ser revisado e autorizado por um medico superior ao estudante de medicina. O que mais chama atenção é que os índices de erro médico é praticamente zero. Ganha o paciente em ser bem atendido e ganha o estudante em parceria com seu docente por ter feito a investigação clinica adequada e aplicável.
    Falta do ponto de vista “critico” por parte de alguns leitores, a consciência, que local de aprender é na escola neste caso medicina com grau de responsabilidade maior, se trata de vidas e não ratos de laboratório.

  27. Nayara disse:

    Me parece que a classe política não se recuperou com a perca do grande curral eleitoral que faziam no HUT. Petrolina merece um hospital de ensino, que não cede a interesses mesquinhos de políticos locais!

    Dr. José Menino, excelente colocação! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários