[slider id=”codevasf-debate”]
Pouca coisa se acrescentou à audiência pública de ontem (16) na Casa Plínio Amorim, que teve como convidado o superintendente da 3ª Regional da Codevasf, Luiz Manoel de Santana.
Após apresentar as inúmeras ações do órgão em 69 municípios pernambucanos de sua abrangência, Luiz Manoel ressaltou que apenas em dois ou três deles não há ações sendo executadas pela Companhia. “Somos um órgão de Pernambuco, não de Petrolina”, reforçou.
Em resposta aos trabalhos da Codevasf para combater os efeitos da pior seca dos últimos 50 anos, o superintendente não hesitou em afirmar que o foco do órgão é justamente as famílias da zona rural, que são maioria nos municípios atendidos. E citou, por exemplo, a limpeza de barragens e construção de barreiros.
O ponto de divergência, como era de se esperar, ficou apenas por conta da implantação da Parceria Público-Privada (PPP) do Pontal, questionada pelo vereador governista Dr.Pérsio Antunes (PMDB). Ele afirmou que a PPP “é uma ilusão” porque impõe um regime de sub-concessão aos pequenos agricultores, os quais serão obrigados a deixar os lotes no Pontal se a empresa vencedora da licitação assim desejar. “A PPP é bem vinda, mas não da forma como está sendo implantada”, disse o vereador, lembrando que a iniciativa vai de encontro ao que previa o ex-superintendente do órgão, Hildo Diniz (já falecido), o qual considerava as famílias do Pontal parceiras da Codevasf e que deveriam permanecer naquela área. Sem polemizar, Luiz Manoel salientou que esse debate não deveria ser levado para o campo político.
Ouvi a sessão pela internet e os deputados estaduais Odacy Amorim e Isabel Cristina estavam na audiência e colocaram seus pontos de vista… achei muito pertinente o que foi pontuado, já que eles como representantes do sertão, sobretudo como políticos que estão sempre na zona rural tem conhecimento do Projeto Pontal. Infelizmente muitas decisões são tomadas por políticos sem ouvir a nós, povo interessado… desde a implantação do Projeto Pontal percebemos como algumas autoridades fechou as portas para este debate e isto abrange os gestores que passaram pela CODEVASF. Com o governo PT é que esta empresa realmente se abriu para o povo, para o pequeno produtor, para quem precisa de mais investimentos públicos. É revoltante perceber como pessoas, famílias, grupos políticos se sentem donos de Petrolina e das instituições e encaminham tudo conforme seus interesses (digo isso lembrando todo o processo de implantação dos projetos de irrigação aqui em nosso município). Com o Pontal não foi diferente! Esperamos que os agricultores nativos daquela área não precisem sair de suas terras para viver nas periferias de Petrolina em condições precárias e submetidos a toda sorte de violência e violação. Parabenizo Isabel Cristina e Odacy Amorim por não recuarem em suas opiniões ficando ao lado do Pequeno Agricultor.
Maria das Graças você foi muito feliz em suas colocações.
É engraçado como essas famílias e políticos tomaram conta da Codevasf, tudo que era de projeto dessa empresa somente beneficiava essas famílias e seus amigos, o agricultor pobre nunca teve acesso.
A Codevasf é do povo, seja pobre ou rico, desde que se faça por onde merecer.
VEREADOR PERSIO DESDE DE QUANTO VOCE CONHECE AS FAMILIAS DA ZONA RURAL??????? VOCE DESCONHECE A SITUAÇÃO DA ZONA RURAL VOCE SÓ FALA DO QUE OUVE E DO QUE MANDAM FALAR…. PETROLINA JA TE CONHECE E JULIO LOSSIO JA SABE DISSO E NÃO VAI TE LANÇAR DEPUTADO
DESCONHECEM MESMO A ZONA RURAL DE PETROLINA,SE FOR NO INTERIOR DE PETROLINA É ARRISCADO SE PERDEREM.
ALIAS COMO DISSE O VEREADOR RONALDO CANCÃO NÃO EXISTE UM METRO DE ADUTORA IMPLANTADO NA ZONA RURAL PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA DE PETROLINA.
PERGUNTAR NÃO OFENDE.
SERÁ QUE É PORQUE NÃO CONHECEM O INTERIOR DE PETROLINA?
O Geraldo da Acerola e o Osório que se dizem ser de la não conhecem nada, magina Pérsio.
VEREADOR PERCIO,TODA VEZ QUE FALA NOS ENVERGONHA. FALA NADA COM NADA,ENROLA-SE O TEMPO TODO. SEU PENSAMENTO NÃO É LÓGICO,É PERTUBADO. CAI FORA JUNTO COM TEU PREFEITO HOMEM. COM VEREADOR VC É UM FIASCO.TÁ TÃO APAGADO QUE DÁ DÓ