Os internautas petrolinenses comoveram-se com o drama vivido pelo estudante de direito Marcus Vinícius Nery, 20 anos. Marcus foi diagnosticado com leucemia no final do ano passado e está precisando de 28 bolsas de sangue por dia durante 45 dias. Logo que o diagnóstico foi anunciado, amigos e parentes do estudante iniciaram uma campanha no Facebook e conseguiram 100 doadores em quase 24 horas, que ganhou inclusive espaço na imprensa através de matéria publicada no último dia 07 pelo Diário de Pernambuco.
Segundo o irmão de Marcus, o também estudante Pedro Nery, 21, mais de 400 pessoas já doaram sangue no Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene) em nome do rapaz, mas serão necessárias 1.260 doações. A meta não só será alcançada, como serão realizadas mais doações, se as mais de 4 mil pessoas que estão confirmadas a participar do evento do Facebook “Doação de Sangue para Marcus Nery” realmente doarem.
O tipo de câncer do rapaz não requer transplante de medula óssea. Marcus está isolado em um quarto no Real Hospital Português, onde deve continuar internado por 45 dias, quando ele poderá continuar o tratamento em casa. Durante os próximos cinco ou oito anos, depende da reação do organismo, deverá continuar tomando medicações.
A conquista de novos doares é muito importante, já que a cada doação de sangue é preciso esperar cerca de três meses para doar novamente. Quem é doador apenas de plaquetas, o tempo de espera é de 15 dias.
Diagnóstico
Marcus estava em casa poucos dias depois do Natal quando apresentou sangramento no nariz e na gengiva e teve que ser socorrido para um hospital na Zona Sul do Recife. Após o exame de sangue foi diagnosticado com leucemia. De início, os médicos disseram que Marcus precisaria de 50 bolsas de sangue imediatamente, além de mais 20 por dia durante 45 dias. A grande quantidade de sangue poderia ter desanimado amigos e parentes mas provocou uma campanha no Facebook que está ajudando não só a salvar a vida de Marcus mas de inúmeras pessoas.
O estudante continua precisando de 28 bolsas de sangue por dia. Quem quiser ajudá-lo basta procurar o Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene), localizado na Rua Tabira, número 54, no bairro da Boa Vista. O telefone é o (81)2138-3500. Quando for doar, não se esqueça de dizer o nome do jovem e que ele está internado no Hospital Português.
Para doar é preciso ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Também é necessário levar documento original com foto. Quem tiver menos de 18 anos precisa está acompanhado pelos pais. Pessoas de Manaus, Cuiabá e Londrina também podem doar citando o nome de Marcus.
qual o tipo de sangue dele? A+?
como eu fasso pra eu conhece o Marcos? a minha mãe tamben esta fazendo tratamento no hospital portugues..
Forças garoto.Deus ta contigo e vc vai sair dessas.olha qualquer coisa sou de Petrolina tbm e meu sangue é o-,caso precise me avise como faço pra doar.abraços
Força Marcos, Deus está contigo.