Uma farmácia que funcionava no N-5 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, sem a presença de um farmacêutico – contrariando o que determina a lei – foi interditada esta semana pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS).
De acordo com o diretor interino do órgão, Marcelo Gama, a drogaria já tinha sido notificada no ano passado e agora só poderá ser reaberta após a contratação do profissional. “Essa foi mais uma fiscalização de rotina da equipe da Vigilância. Reforçamos a importância dos comércios estarem funcionando de forma legalizada, cumprindo todas as normas e orientações. No ano passado, realizamos diversos seminários, cursos e palestras para orientação, então, agora nosso foco maior será na fiscalização“, frisou.
A farmacêutica da AMVS, Tainara Melo, explicou a importância da presença do profissional nos estabelecimentos. “Nós somos capacitados para orientar, educar e instruir o paciente ou cliente sobre todos os aspectos relacionados ao uso do medicamento, esclarecendo dúvidas para que tenha o resultado esperado. Com isso, torna-se imprescindível a presença de um farmacêutico nas farmácias, conforme diz a Lei 13021/2014“, concluiu. (Fonte/foto: Ascom PMP)
Assim como no Projeto Nilo Coelho,N10 e N11,cadê a vigilância,vendem antibióticos sem receitas,sem presença de farmacêuticos.