Com uma pauta extensa, prefeitos e gestores pernambucanos estiveram reunidos ontem (2) na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). No encontro, o presidente da associação, José Patriota (PSB), conclamou os prefeitos para participarem da Marcha à Brasília, que acontecerá de 8 a 11 de julho. O evento servirá de espaço para discutir temas como convivência com a seca – principal pauta do Nordeste.
Patriota informou que as negociações continuam, avançaram no sentido de injeção de “dinheiro novo”, embora ainda insuficiente (cerca de R$ 100 milhões) e da abertura de diálogo com o Senado e a bancada federal.
O que falta avançar, segundo o gestor, é a administração dos recursos pelos prefeitos através do Cartão da Defesa Civil. A última reunião, que havia sido marcada para junho, foi adiada em função das últimas manifestações no país, mas deve retomar durante a Marcha. Entre as reivindicações mais importantes está o aumento de 2% no percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As informações são da assessoria.