O candidato a governador pela coligação ‘Pernambuco Vai Mais Longe’, Armando Monteiro Neto, (PTB), defendeu maiores investimentos na educação para que o estado alavanque os índices educacionais nas redes estadual e municipal.
Em entrevista nesta terça (26) ao programa Jornal do Meio-Dia, da TV Jornal, o petebista afirmou à apresentadora Graça Araújo que vai desenvolver um modelo cooperativo do estado com as prefeituras, oferecendo suporte pedagógico e financeiro, e adotar uma matriz curricular única do Sertão ao Litoral, melhorando a formação dos alunos já na base.
Outra área na educação que Armando pretende atuar fortemente é estabelecer a conexão entre os ensinos médio e o profissionalizante. Dessa forma, para o candidato, ao concluir a formação básica, os alunos já serão encaminhados para a qualificação profissional, se preparando para o mercado de trabalho. O candidato também quer implantar uma política para minimizar a evasão escolar. Essas medidas visam rever os atuais índices que Pernambuco amarga no Ideb.
“Pernambuco tem que reverter este quadro. Se o Estado não fizer uma virada na educação, não poderemos chamar de desenvolvimento o que houve nos últimos anos. A educação é o grande desafio de Pernambuco“, resumiu Armando Monteiro, ao sublinhar que, atualmente, no Ideb, o Estado está na 18ª posição nos anos iniciais do ensino fundamental e na 22ª posição nos anos finais. Já no ensino médio, o Estado ocupa a 16ª.
“É preciso reduzir o nível de evasão escolar do ensino fundamental para o ensino médio e conectar o ensino médio com o profissional, para os jovens terem uma profissão e devolver para a sociedade o que recebeu ao longo da formação“, pregou o candidato a governador. As informações são da assessoria do candidato. (foto: Léo Caldas/divulgação)