Edilázio Wanderley defende novo perfil da Codevasf em Petrolina

por Antonio Carlos Miranda // 22 de agosto de 2023 às 19:41

Ligado ao senador Humberto Costa (PT) – que bancou seu nome para a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, localizada em Petrolina -, Edilázio Wanderley assumirá oficialmente a 3ª SR nesta quinta-feira (24), em meio a uma nova realidade do órgão federal. Além do desmembramento da Regional, que originou um novo ‘braço’ da Codevasf (a 15ª SR no Recife), a Codevasf avançou de forma significativa sua linha de atuação fora de Pernambuco. A partir de agora, a Companhia deixa de focar apenas alguns projetos de desenvolvimento na agricultura irrigada para se debruçar em grandes empreitadas em áreas como infraestrutura e mobilidade urbana.

Numa entrevista concedida ao Blog nesta terça-feira (22), Edilázio revelou que a Codevasf atua hoje em 33% do território nacional com esse novo perfil, o que para ele é bastante positivo. 

Isso tem muito a ver com a lógica do serviço público, em governos passados, de terem feito a união entre os ministérios da Cidade, do Desenvolvimento Regional. Um país como o nosso, que ainda carece muito de infraestrutura, a gente avalia que isso é muito positivo. A gente espera que aqui em Petrolina e na nossa área de atuação a gente possa potencializar isso, entendendo a dinâmica de cada setor”, afirmou.

O novo gestor discordou de que a criação da 15ª SR no Recife, a partir da 3ª SR, representa uma perda de poder da Regional de Petrolina. “Pelo contrário, a gente sai fortalecido desse processo. A área de atuação da Superintendência de Petrolina, inclusive, aumentou. Nós atendíamos inicialmente 69 municípios, e hoje são 73. Ampliamos a abrangência de todo o Sertão, mas também de parte do Agreste”, avaliou.  

Edilázio disse ainda que, mesmo com o desmembramento da Codevasf, a tradição histórica de Petrolina será mantida,uma vez que o município abriga os grandes projetos de irrigação da região – a exemplo do Bebedouro, Senador Nilo Coelho e Pontal. Este último ainda não está concluído e é considerado pelo novo superintendente uma de suas principais missões à frente da 3ª SR. Já a 15ª SR no Recife passará a ter uma visibilidade a partir da experiência da Regional de Petrolina. A começar pelos recursos humanos, já que a maioria dos funcionários transferidos para o órgão na Capital do Estado saiu da 3ª SR. Além disso, os processos administrativos da 15ª SR serão gestados em Petrolina. “Isso traz uma complementude de ação da Codevasf. Se a gente tem área irrigada aqui, na do Recife não vai ter. Aqui nós temos a experiência dos arranjos produtivos e podemos levar pra lá. Então, eu entendo que isso de maneira nenhuma diminui a área de atuação da Codevasf”, ponderou.

Pavimentação, sim

Sobre a mudança na atuação do órgão federal em Petrolina, que passou a tocar obras estruturais, a exemplo de pavimentação asfáltica, e recebeu críticas por estar fazendo “obras eleitoreiras” para atender interesses políticos, Edilázio atribui tais comentários ao desconhecimento de boa parte das pessoas quanto ao processo de “urbanização” da Companhia. Ele, inclusive, defende que a Codevasf atue em parceria com os governos municipais e estaduais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de ações que, antes, não eram de sua alçada. 

Se nós temos em Petrolina três grandes projetos de irrigação, é necessário garantir rodovias, estradas, para que a própria produção seja escoada. Isso capacitou a Codevasf a ir além, fazendo hoje pavimentação em cidades, garantindo mobilidade para a população e uma melhor eficiência da produção dessas pessoas em suas regiões. Esse é um processo que traz pra gente ser uma grande empresa pública para ajudar cada vez mais a desenvolver o Brasil”, pontuou.

Pelas próximas horas, mais trechos da entrevista com Edilázio Wanderley.

Edilázio Wanderley defende novo perfil da Codevasf em Petrolina

  1. Defensor da liberdade disse:

    O novo perfil da codevasf é a sua extinção, pois só serve de trampolim político devido ao grande orçamento que tem. Quanto a pavimentação de Petrolina, se o cidadão expuser dados que comprovem que a codevasf investe proporcionalmente nos demais municípios, aí sim podemos dizer que a Codevasf não é usada para fins eleitoreiros, o que claramente não vemos na realidade.

  2. Sanfranciscano disse:

    A conversa está meio desconexa. Diz que a criação da 15a SR não trouxe prejuízos para a 3a SR, mas em seguida diz que a regional de Petrolina perdeu boa parte de seus servidores que foram removidos para a capital estadual, e com certeza deve ter perdido boa parte do orçamento de custeio, de pessoal e de investimento, uma oração contradizendo a outra. Não temos boas lembranças da administração da esquerda e de Lula na Codevasf. E conhecendo Pernambuco como é, um estado centralizador, tememos que isso seja o primeiro passo para fechar a 3a SR e tudo ficar em Recife. É aguardar e ver como será a Codevasf no futuro.

  3. Nina disse:

    Querido “Defensor da liberdade”. A Codevasf aplica verba em pavimentação de acordo com emendas de deputados. Se você deseja que cidade A ou cidade B receba investimentos, basta um deputado que a represente coloque emenda para tal fim. Seu ódio a Petrolina não vai adiantar nada, ela vai continuar crescendo e acolhendo a todos, queira você ou não!

  4. Pé no Saco disse:

    Na realidade essa Codevasf toda vida foi comandada por políticos, nunca teve decisão própria,então tanto faz PT ou outro partido quem manda é quem tá no poder,cada um se dá bem com o dinheiro da nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários