A mostra audiovisual ‘Curta Vídeo com Verba Curta’ está com inscrições abertas para sua segunda edição. Através de edital, serão selecionados seis artistas do Interior pernambucano para criarem uma obra inédita, que será exibida no projeto. As candidaturas podem ser enviadas até o dia 27 de maio por formulário eletrônico.
São aceitas propostas de grupos e coletivos de todas as linguagens para criação de obras autorais em diversos formatos, como videoclipe, videodança, curta-metragens e outros. Cada selecionado receberá um financiamento de R$ 5 mil para tirar sua ideia do papel.
A mostra funciona como uma incubadora de ideias artísticas. “A gente sabe que para quem está iniciando a carreira nas artes, acessar os editais é um processo custoso e para você botar esse projeto que está no papel, em prática, realmente leva um tempo. Então, a partir da minha experiência de dificuldades de acessar financiamentos, eu decidi ser também essa pessoa que poderia distribuir essa renda para poder fazer com que outras pessoas também pudessem ter essa primeira experiência“, diz o coordenador e curador Rafael Sisant.
O edital e o formulário estão acessíveis por meio deste link.
Novidades
Entre as novidades dessa nova edição, está a inclusão de atividades formativas na programação. Cada participante deverá realizar, como contrapartida, uma oficina em escola pública do Estado.
Realizado pelo núcleo de pesquisas artísticas Confraria 27, este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo/Pernambuco e tem apoio financeiro do governo do Estado, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura/Governo Federal. (Texto: Adriano Alves/para o Blog)