Eduardo Campos sobre pré-sal: “Recursos concentrados são absurdo”

por Carlos Britto // 03 de setembro de 2009 às 18:25

Eduardo Campos 3Os governadores nordestinos não estão nem um pouco a fim de deixar para os estados produtores de petróleo – Rio, São Paulo e Espírito Santo – a fatia maior do bônus pelas reservas brasileiras no pré-sal.

E quem está liderando o coro dos insatisfeitos é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Segundo informações do Acerto de Contas, durante o lançamento do programa Saneamento Para Todos, do Governo federal, hoje (03) em Brasília, ele foi incisivo.

Se os recursos dos royalties ficarem concentrados em menos de 200 municípios de apenas três estados, nós vamos estar reproduzindo a mesma concentração de riquezas que segue a história do País. Este jeito que está proposto é um absurdo, é inaceitável, pois não constrói uma nação equilibrada. Nós não queremos quebrar pactos federativos, mas não aceitaremos ficar excluídos deste grande bem que a natureza deu ao Brasil e que não deve pertencer apenas ao povo do Rio de Janeiro, ao povo de São Paulo ou do Espírito Santo e sim, à nação brasileira. Aos que moram no Norte, nas florestas da Amazônia, no semiárido brasileiro e em todas as outras áreas”, justificou.

Na cara da ministra Dilma Roussef e se dirigindo ao governador do Rio, Sérgio Cabral, também presente no evento, Eduardo continuou.

“Acho que você (Sérgio), tem essa capacidade política: de nos ouvir com indignação enquanto querem nos destruir. Nós somos de luta, mas também somos de entendimento. Vamos à luta e proponho que possamos nos entender no Congresso Nacional. Mas, até lá, é luta, camarada!”

Eduardo Campos sobre pré-sal: “Recursos concentrados são absurdo”

  1. Carlos Odair - Maninho disse:

    Corajosa, e até meio perigosa politicamente a postura do governador Eduardo Campos, mas muito oportuna e providencial; A distribuição de royaties do petróleo brasileiro é uma aberração, só o Rio de janeiro abocanha 68% destes em detrimento dos demais estados.
    Mas acho que ele sabe o que está fazendo, se deixar a coisa como está o pré-sal poderá tornar-se mais um enorme bolo a ser dividido (de novo) somente no sul-sudeste.
    Bom é que tal postura conta com o apoio de todo povo não só de pernambuco, mas do NE.

  2. Maicon disse:

    Gostei! Espero que representantes de outros Estados principalmente do Norte/ Nordeste, façam coro à esse grito.
    A passividade custa caro!

  3. Barbosa disse:

    Atitude de estadista, por isso que PERNAMBUCO esta no topo dos investimentos do BRASIL. O petroleo riqueza do povo, por isso tem que ser dividido pora todos, os nordestinos sao BRASILEIROS, nunca mais seremos escravos de um pais dividido entre nordeste e sudeste. Vamos a luta, grande governador, EDUARDO CAMPOS,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários