Governo de Pernambuco vai convocar 6.500 PMs até 2010

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2009 às 01:13

Eduardo Soldados 2

Eduardo Soldados 1Com as presenças do secretário estadual de Defesa Social, Servilho Paiva, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mais 472 soldados militares foram efetivados no quadro do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Petrolina.

A cerimônia de formação dos PMs, que foi prestigiada por diversas autoridades locais e da região, aconteceu na tarde de ontem (22), no Ginásio do Sesc, Centro da cidade. No total, o governador está dando posse a 3.100 policiais militares aprovados no último concurso realizado pelo Estado, o que vai demandar recursos de R$ 70 milhões na folha de pagamento do Governo por ano. A meta é chegar a 6.500 nomeados até o fim do mandato de Eduardo, em 2010.

A iniciativa está dentro do Pacto Pela Vida, que somente em Petrolina ajudou a reduzir em 35% o número de homicídios no primeiro trimestre deste ano. Em Pernambuco essa redução chega a 12%.

No seu discurso, o prefeito Júlio Lóssio atribuiu o resultado à soma de esforços que sinaliza o Pacto Pela Vida. Ele também teceu fortes elogios ao governador pela implantação do programa. “É preciso ter coragem para enfrentar esse problema, que é muito maior do que tão somente a questão da violência local. É um problema que também envolve outros fatores como a saúde e a educação”.

Diante de um público formado, na maioria, por familiares e amigos dos PMs, o governador Eduardo Campos começou destacando a perseverança de cada um dos nomeados. “Quem chegou aqui, chegou porque não desistiu, não se entregou ao desânimo”, afirmou.

Em tom um pouco mais crítico, Eduardo lembrou que o efetivo da PM no estado chegou a 25 mil homens. Mas até assumir o governo, em 2007, esse número era de 17 mil. O governador frisou que sua missão é de “recompletar a corporação”, uma vez que seu antecessor, Jarbas Vasconcelos, nomeou menos de mil concursados em oito anos.

Eduardo argumentou ainda que segurança pública não é uma tarefa simples e envolve esforços de toda a sociedade. Mas acredita que os primeiros resultados do Pacto Pela Vida mostram que está no caminho certo. “Temos a enorme tarefa de devolver a tranquilidade e a paz ao nosso estado”, ponderou.    

Governo de Pernambuco vai convocar 6.500 PMs até 2010

  1. RICARDO FREIRE disse:

    ISSO É BOM ,QUANTO MAIS POLICIAIS MELHOR ESPERO QUE FIQUE PELO MENOS A METADE EM PETROLINA JA QUE A CIDADE É CARENTE DE POLICIAIS,O PROBLEMA DAS VIATURAS FOI RESOLVIDO AGORA OS POLICIAIS TAMBÉM ALMENTANDO O EFETIVO,AGORA O PREFEITO JULIO LÓSSIO PRECISA SE DEFINIR UMA HORA ATACA O GOVERNADOR DIZENDO QUE ELE VIROU AS COSTAS PARA O SERTÃO E NA FRENTE DO MESMO ELOGIA ,AFINAL DE QUE LADO ELE ESTA ???????

  2. jogador de vôley disse:

    Será uma boa equipe de vôley. O governador irá colocar PE como o melhor estado do Brasil em ter jogadores de vôley…….

  3. FÁTIMA disse:

    Já que a educação ficou em último lugar nos exames do governo federal, gente sem educação tem que ir para os presídios, cadeias ou ser vigiados pela polícia, haja policiais! Educação de qualidade seria mais viável. Povo educado = cidade limpa, menos violência, menos destruição no patrimônio público, mais arborização, menos atendimentos nas delegacias, menos atendimentos nos hospitais, nos fóruns, etc.

  4. Giovanna disse:

    Os 472 PMs que se formaram ontem, aqui, são de todo o interior de PE. Em Petrolina ficarão cerca de 115 PMs.

  5. joel silva disse:

    Acho importante a colocação feita por fátima, mas se olharmos por outro lado veremos que a educação que vem do berço é fundamental para a formação de um cidadão de bem, pois vemos muitas pessoas com pouco estudo, porém cumpridoras de suas obrigações, o perfil do presídiario não é mais aquele de anos atrás relacionado a problemas sociais, e uma boa parte que se encontra atrás das grades tem estudo sim, alguns até com nível superior.
    Para ser educado não é nescessário ter estudo, e sim uma boa criação, pois nós seres humanos somos aquilo que aprendemos dentro de nossos lares, e não é um professor ou uma escola que vai mudar a índole de uma pessoa que já vem com seu comportamento comprometido desde os primeiros passos na vida.

  6. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Vao usar a matematica do crime. Quanto mais violencia mais policiais. Entretanto aqui em Petrolina, devido a pessima estrutura da policia civil, vao ficar poucos policiais “POIS AQUI O CRIME TÁ DIMINUINDO”. Parece piada! Eu mesmo tenho um sítio que já foi roubado umas 10 vezes. Foi feita a denuncia mais a policia nem apareceu nem pra tomar um copo dagua. O roubo continua, mas acabei desistindo de denunciar. Sabe o que vou fazer? Para de criar peixe, caprinos, etc, E VENDER MEU SÍTIO.

    Esse papo de que a violencia ta diminuindo é convensa pra boi dormir. Hoje os assaltos na zona rural, nas chacaras, assaltos de celulares virou praga, mas como ninguem confia ou acredita na polícia, NINGUEM DENUNCIA!

  7. David nomero De Macedo disse:

    A VIOLÊNCIA DIMINUI NO PERNAMBUCO?????? SÓ SE FOR NA CASA DO GOVERNADOR, ESSA ESTATISTICA DEVE SER REFERENTE A ROUBO DE CELULAR, POIS NINGUEM DAR MAIS QUEIXA POR NÃO VALER A PENA.

  8. eliza disse:

    Realmente são profundas as diferenças entres os governadores: enquanto Jarbas vendeu a CELPE, até hoje, o dinheiro não se sabe onde foi aplicado; já Eduardo vem investido fortemente na qualidade de vida da população. Os exemplo dessa política são visto na educação.Onde, o governo vem investido na melhora e na qualificação dos professores,é claro que existe muito a ser feito pois foram oito anos de abandono,querem ver perguntem a um professor como foi Jarbas para os professores.Já na segurança é notória as diferenças e sem precisar vender a CELPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários