Uma atenta leitora do Blog nos escreve e faz um relato muito sério. Ele informa sérios problemas na secretaria de Educação de Petrolina
Caro Carlos Britto,
Quero aproveitar o espaço do blog para chamar a atenção para um assunto sério.
A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina não realizou o Levantamento da Situação Escolar (LSE) 2009. O LSE é um projeto do Ministério da Educação em parceria com as secretarias de educação, realizado através de vistorias e questionários aplicados nas escolas públicas.
Esse levantamento permite ao MEC e às Secretarias conhecer a real situação de cada escola pública, desde a parte física, condições do mobiliário, material didático disponível até a situação institucional. É objetivo fazer com que os Padrões Mínimos de Funcionamento Escolar (PMFEs) sejam cumpridos.
Acontece que, segundo informações, a trapalhada foi grande e as confusões de informação impediram que a Secretaria enviasse até o momento o devido relatório ao MEC.
Com isso, o munícipio pode deixar de receber recursos federais através do Plano de Ações Articuladas do FNDE, para reformas, por exemplo. E quem perde com isso são as crianças e jovens que frequentam a rede municipal de ensino. Espero que com esse alerta o prefeito possa tomar conhecimento e entre para resolver isso.
Por favor Carlos Britto, publique e investigue.
Comentário Meu:
A leitora faz uma denuncia séria e, ao que parece, com conhecimento de causa. Além da falta de investimentos em salas de aulas para o ano letivo de 2010, essa desagradável surpresa pode prejudicar milhares de crianças da rede municipal de ensino. Já enviei essa matéria para a assessoria de imprensa da prefeitura e esperamos um posicionamento. Com urgência.
Obviamente que, na gestão de Julio, este tipo de coisa não é nenhuma novidade, devido à falta de comprometimento dos gestores de plantão. A nova petrolina, a cada dia que passa, mostra bem a que veio. Kd o MP, os vereadores que não se manifestam? Eita, Petrolina…
Essa é boa, a prefeitura não faz a sua parte e sabe o que vai acontecer? O prefeito, que se declara, por onde passa, serrista desde criancinha, vai dizer para a população que não recebe recursos federais para a educação. Vai tentar enganar o povo mais uma vez… Em outras palavras: faz oposição ao governo federal, faz campanha a favor de Serra(abaixo) contra Dilma e, o pior, esquece de fazer o que realmente deveria: realizar atividades para receber os recursos federais… a isto se chama o que?
Acorda, Petrolina!
Os tecnicos anunciado pelo Governo Julio, ja comecaram a causa danos a prefeitura e população de Petrolina, se confirmado a denuncia, pergunto: qual vai ser a proxima denuncia ao Governo Verde? espero que seja contra Secretario de Administração/Igeprev, secretario de Governo, Secretario de Finanças? os mesmo estão governando a Prefeitura do modo dele. quando a denuncia, é séria com conhecimento de causa.
Sapao
a equipe de julio e muito mal .isso se ouve em todo canto da cidade.
elles so se preocupam em APARECER e ajudar os aliados mais proximos.alias esse slogan “as pessoas em primeiro lugar” e ilusao pois so as pessoas ligadas a julio e que sao atendidas com respeito.
a populaçao esta de saco cheio de tanta falta de zelo pelo interesse publico.crescem apenas as conversas pouco republicanas.petrolina entrou numa barca furada que denigre e macula a sua historia de TRABALHO,FE E EDUCAÇAO!
Em outros tempos isso fora feito com maestria pelo sec. Plínio Amorim. Lembro que os alunos do CEFET é que fizeram todo levantamento de anos anteriores.
Esse ano era gente da secretaria, gente de empresa contratada, gente de todo lado e ninguém acertou a mão. Várias escolas precisam de novas salas para acolherem a nova demanda que vem por aí. Nada feito. Tudo parado. A inércia toma conta da sec. Célia e suas acéfalas.
Isso é só a ponta do Iceberg.
Acorda Julio!
Que incompetência! É isso que acontece quando botam um monte de gente sem a mínima experiência em gestão pra administrar uma secretaria grande. Imaginem o que deve estar acontecendo lá dentro que as pessoas não sabem?
Cadê o MP pra pedir esclarecimentos? É bom que essa leitora, parece que trabalha na educação, revele outros absurdos como esse do LSE.
Muito bem leitora, se todos fizessem como você as coisas certamente estariam bem melhores.
Porque será que nao estou surpreso com esse despreparo?
“Qualidade de vida é, em primeiro lugar, emprego. E, sem boa Escola, não existe bom emprego”
O QUE dá voto é obra, certo? Você deve estar imaginando que a resposta é óbvia. As campanhas eleitorais valorizam o político que faz -e o que se faz é, em geral, com cimento.
A questão mais importante para a qualidade de vida da cidade, muito mais do que as obras anunciadas na publicidade oficial, seria investir no cérebro.
Valem mais os neurônios do que o cimento. A tão falada mobilidade, em que aparecem as obras mais visíveis, está longe do primeiro lugar.
GILBERTO DIMENSTEIN
‘Avaliar educação e não fazer nada é como pôr termômetro e não dar remédio’
Santiago Cueto
Amigos isso não passa de um falsa noticia procure a Secretaria de Educação que estamos com os relatórios do LSE em mãos . A equipe que faz parte do LSE se encontra na Secretaria até as 15:00 caso precisa entender melhor vá lá e confira pois. Já estamos e finalizado o processo de inserir os dados no sistema. Até o dia 31/12 o sistema VAI ESTÁ ABERTO ISSO NÃO PASSA de um alarme falso
O que é?
É um instrumento de coleta de informações das escolas de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (regular), para subsidiar o planejamento da rede física escolar.
Objetivo
Identificar as condições físicas dos prédios escolares e a disponibilidade de mobiliário, equipamento e material didático e escolar existentes, bem como verificar a situação das escolas frente aos padrões mínimos de funcionamento.
A quem se destina?
Aos Gestores das Secretarias estaduais e municipais de Educação.
Tipo de Apoio
Apoio técnico às Secretarias de Educação para conhecimento das condições de cada escola.
Até 2008, 65 municípios, realizaram o LSE.
Unidade Administrativa Responsável
MEC – Ministério da Educação / FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
LSE – Levantamento da Situação Escolar
O que é?
É um instrumento de coleta de informações das escolas de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (regular), para subsidiar o planejamento da rede física escolar.
Objetivo
Identificar as condições físicas dos prédios escolares e a disponibilidade de mobiliário, equipamento e material didático e escolar existentes, bem como verificar a situação das escolas frente aos padrões mínimos de funcionamento.
A quem se destina?
Aos Gestores das Secretarias estaduais e municipais de Educação.
Tipo de Apoio
Apoio técnico às Secretarias de Educação para conhecimento das condições de cada escola.
Até 2008, 65 municípios, realizaram o LSE.
Unidade Administrativa Responsável
MEC – Ministério da Educação / FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Não poderemos estranhar, afinal de contas a atual equipe que esta na Secretaria de Educação, só nos deixa triste com o despreparo.
Que saudade de Plinio Amorim.
É claro que agora eles vão dizer que vão agilizar. Mas isso é pura incompetência.
Essa é a equipe do mais e melhor.
Mais na verdade essa equipe so que aparecer.
Ainda bem que tem “pessoas” dentro do governo que estão abrindo os olhos e denunciando.
Só pelo termo “trapalhada” já mostra a “imparcialidade” da leitora.
O curioso é que quem faz a denuncia não dá a cara para bater. É cômodo lançar uma FALSA bomba e ver o burburinho. Cara LEITORA, pergunto-lhe: de onde tirou essa informação? Confesso estar ancioso para conhecer suas fontes, são muito melhores informadas que o próprio Ministério da Educação. Desafio-lhe a relatar, aliás, desafio qualquer um a relatar qualquer nota de sites, jornais ou revistas que mencionem prazo para finalização do programa em questão. Dito isso creio que nada mais há de se comentar à respeito antes que sua denuncia seja comprovada.
Embora a leitora queira demonstrar conhecimento no assunto, informamos-lhe a falta de atualização em relação ao prazo, pois jamais a Secretaria de Educação iria perder prazo tão importante, uma vez que, como afirma a ”leitora” , implicaria no planejamento estratégico dos recursos para o bom funcionamento das unidades escolares.
Vale ressaltar aqui ,cara ”leitora”, que o MEC ainda não estabeleceu o prazo final, mas, a Secretaria já está finalizando a inserção dos dados do LSE no sistema. Portanto , cara ”leitora” , fique mais atenta às informações!
Por quê a Secretaria de Educação não respondeu as denuncias com documentos?
Sejam transparentes e digam quem tá fazendo o LSE, prazo do contrato, valor do contrato e outras questões pertinentes.
Por falar em prazos, por que não concluíram ainda as obras da Creche do Jardim Amazonas?
Bem que o blogueiro poderia investigar o por quê dessa obra não ter sido concluída.
È, observa-se que o objetivo dessa gestão é contratar gente, todos os dias aparece gente nova. Kd esse sindicatos de professores que não ver isso. EU TA UMA VERDADEIRA BADERNA, DEU A LOUCA NO GOVERNO.
QUE VERGONHAAAAAAAAAAAA
E ainda tem carros com adesivos andando por aí dizendo ,deixa o dr. trabalhar.E não trabalha por que não quer .Amarado eu sei que ele não está.