Educadora critica projeto de Lóssio que propõe que Secretaria de Acessibilidade seja nucleada: “Preconceituoso”

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2013 às 16:00

foto-1Um projeto enviado pelo executivo à Casa Plínio Amorim promete levantar polêmica em Petrolina. Em artigo enviado ao Blog, a educadora e representante da Associação de Surdos, Maria da Conceição, critica com veemência a ideia do prefeito Julio Lossio em propor que a Secretaria de Acessibilidade passe a ser nucleada. Segundo Conceição, tal medida iria retirar a autonomia de pessoas com deficiência, além de representar uma atitude “preconceituosa”.

Acompanhem:

Dia 19 de dezembro será votada na Câmara Municipal dos Vereadores de Petrolina mais uma ideia do nosso atual prefeito Dr. Lossio – que propõe que a atual Secretaria de Acessibilidade passe a ser nucleada. Mais uma vez o Movimento Surdo de Petrolina, a Associação de Surdos de Petrolina e profissionais de Educação Especial nos sentimos decepcionados por a tal proposta.

Compreendemos que tirar a autonomia do deficiente, retroceder, tolher, limitar, inferiorizar, entre outras coisas, consiste numa declaração óbvia de que as lutas desses indivíduos continuam a ser vistas com olhos depreciadores, preconceituosos e segregadores. O que é prioridade é que esta Secretaria seja valorizada, apoiada e respeitada, em especial pelas suas conquistas e projetos.

No Brasil inteiro vemos o clamor pelo respeito aos deficientes. Eles são capazes e Petrolina tem mais de 20 anos de luta para chegar eles onde chegaram hoje. É vergonhoso para a história de Petrolina discutirmos uma proposta tão indecente. Porém, vergonha por vergonha, já temos que admitir que este ano os surdos atendidos pela Secretaria de Educação perderam um um ano letivo, pois lhe foi tirado o direito da acessibilidade na sua língua materna.

Os entraves, a politicagem, os cargos caridosos e indecentes, dados a pessoas que nada entendem de Ensino/ Educação Especial , da cultura Surda, a exemplo de autistas, de crianças com Déficit intelectual /DI e outros nos causam repúdio, indignação e tristeza. Num ano quando tanto se falou noas conferências nacionais, estaduais e municipais, ” Nada sobre nós sem nós” (os deficientes querem e são capazes de atuar pelos seus direitos), e o fazem muito bem. Petrolina alcançou e é notória por ter uma Secretaria de Acessibilidade.

Se a prefeitura, no momento em que precisa mais uma vez cortar custos, que o faça sem penalizar os deficientes de Petrolina. Já basta a situação das nossas crianças surdas, que passaram um ano sem o direito de nada aprenderem por a Secretaria de Educação do Município ter afastado os professores surdos e os intérpretes.

O que falta aos nossos dirigentes políticos em Petrolina quando o assunto são os deficientes? Apenas um olhar humano? Apenas respeito? Não, creio que a Casa Plínio vai partilhar dessa injustiça, mas desde já manifestamos nosso repúdio a essa atitude medíocre, rasa e desprovida de respeito pelos nossos cidadãos deficientes de Petrolina. Não sou partidarista, não sou ativista apaixonada, não sou uma cidadã petrolinense, mas dentro de mim corre o sangue das pessoas que já morreram lutando pelas causas dos deficientes.

Não temo perseguições e não me vendo a nenhum político sacana e sem compromisso pelo que é justo. Eu creio que todos nós devemos fazer nossa parte. Estou certa que irei continuar a fazer a minha, com tranquila consciência de que é preciso coragem para fazer o que é certo.

É preciso ter caráter para agir com amor pela vida e pelo próximo. Não estou contra ou a favor de político xis ou ípsilon, apenas defendo uma minoria valente, que sofre, que é olhada com desprezo, que é capaz e merece a dignidade de serem tratados como iguais. E para você, que é covarde, que morre de medo de perder seu salário, seu cargo comissionado, seu estatus, e cuja vida não está movida por valores humanistas, acorde Zé Ninguém!

Fazer sua parte é tão simples e tão fácil. Nunca na história da humanidade pessoas egoístas conseguiram ser felizes puxando o tapete de outros. Nenhum grande homem que entrou para a história usou de atos falhos e vergonhosos. Ao contrário, muitos morreram para que direitos fossem garantidos. Já caminhamos tanto até aqui, para assistir pessoas honestas, lutadoras, decentes, descriminadas de tantas formas, e tantas maneiras viverem uma situação tão inadmissível!

Essa é a Petrolina? A terra dos homens fortes, dos políticos famosos e agora também de homens injustos, abusando do poder? Educadores, vocês têm o poder de lutar pelo respeito as nossas crianças surdas. Não se omitam. Não façam partem daqueles que preferem esquecer o voto do Educador, do mestre, que preferem fingir que não sabem o que se passa.

E, senhores vereadores de Petrolina, cada atitude de vocês ficará marcada na história. Oxalá vocês não se envergonhem e não entrem para a eternidade por serem políticos que contribuíram para uma página triste na luta de pessoas que merecem de todos nós muito mais que respeito.

Maria da Conceição Soares/Jornalista-Intérprete de Libras-Educadora

Educadora critica projeto de Lóssio que propõe que Secretaria de Acessibilidade seja nucleada: “Preconceituoso”

  1. Romildo Santos disse:

    O prefeito está certo , pois, não conheço uma ação dessa secertaria nesses primeiro segundo ano de governo do prefeito Julio Lossio. Tinha ações na época em que a secretaria era administratada por Marcos Souza Conceição, mas depois que ele deixou a pasta não vejo nenhuma ação. O prfeito ainda foi bom, pois, vai manter os empreguinhos deles na fusão. AQ secretá.. atual só tve o gostinho de assinar algumas cis e hoje não tem mais a poquinha de ser secretá. A lei do retorno, com tanta inveja querendo ser o que não tem capacidade de ser, querendo derrubar os outros. Agora minha senhora sinta o saboroso gosto da lei do retorno. vou estar na câmara para ver o proojeto sendo aprovado.

    1. Luis Fernando disse:

      Chega a ser hilário um sanguessuga falando em “ser o que não tem capacidade de ser”. Espero que tu lembres desse papo de inveja quando o teu prefeito for pedir votos em carreatas barulhentas, pois ele pede votos exatamente para os eleitores invejosos. Se depender de ações das secretarias para avaliar se ela deve existir ou não, então todas deveriam ser fechadas.

    2. Isabela Rodrigues disse:

      Primeiro aprenda a escrever,pra depois vir falar alguma coisa.Segundo,a secretaria de acessibilidade luta por direitos sim,eles fazem mais coisas do que o seu prefeito que você tanto baba. Não entendo como você pode defender um homem que só sabe cortar custos,tira pó de giz dos professores, tira direitos que é lei! Ele corta custo para pagar as coisas que ele gasta,coisas para ele e nada mais.Não entendo como a justiça não tirou ele da prefeitura…. quem tem dinheiro tem tudo né!

  2. GUILHERME VITOR = O SONHADOR disse:

    ENTREVISTEI JULIO LÓSSIO SOBRE ESTA QUESTÃO E ELE ME DISSE:

    GUILHERME, EU SÓ ENTENDO MESMO DE OFTALMOLOGIA!. ME FALAM QUE

    DEVO FAZER ISTO E AQUILO E FAÇO!!. EU LÁ ENTENDO DE EDUCAÇÃO,

    DE TRÂNSITO E DE ADMINISTRAR NADA!. SÓ SEI MESMO ADMINISTRAR

    MINHAS CLINICAS E MEU PATRIMÔNIO!..

    NESTE MOMENTO

    MINHA ESPOSA ME CUTUCA E DIZ….TÁ NA HORA, GUILHERME DE IR TRABALHAR. ACORDEI DO PESADELO E ME LEMBREI LOGO DO SONHO!!!

    1. Luis Fernando disse:

      Isso não quer dizer nada. Se fosse assim, a saúde da cidade estaria indo às mil maravilhas. Ninguém nasce pronto pra administrar uma cidade, mas é fato que os melhores líderes se cercam dos mais capacitados para determinadas áreas. Infelizmente o prefeito se cerco de aspones incompetentes e deu no que deu.

  3. Pedro Henrique disse:

    “não sou uma cidadã petrolinense”. Não entendi, se ela não mora em Petrolina então por que a preocupação? Deveria mesmo era está preocupada com a educação de sua cidade.

    1. Maria da Conceição Pereira Soares disse:

      Caro Pedro Henrique, quando cito que não sou cidadã petrolinense, poderia mesmo ter sido mais objetiva e detalhista para melhor compreensão de todos e agradeço a tua observação. De fato não nasci em Petrolina, mas, moro aqui desde os meus 6 anos de idade. A minha expressão foi apenas para fazer lembrar que o povo petrolinense está habituado a não discutir política de forma inteligente, mas com paixão partidarista. A exemplo nos posts aqui, percebemos em alguns que o foco não se voltou para nossa preocupação com a minoria citada, com o que estamos defendendo que são OS DEFICIENTES, mas sim em argumentar se esse ou aquele político fez ou não fez. Paixão inflamada por partidos levam pessoas a não legislarem pelo povo. Essa é a questão. Não sou uma pessoa amarrada a afetos políticos, aos sítios políticos, é isso que quero deixar claro. Admiro homens capazes, admiro todos os que de alguma forma estão no poder e o usam para tornar válidos nossos direitos. Qualquer pessoa que estiver à frente da Secretaria de Acessibilidade terá nosso apoio. Não estou fazendo uso do meu direito e liberdade de expressão para críticas gratuitas. Defendo com amor e responsabilidade os DEFICIENTES e creio que todos devem reler o que escrevi e que se atentem ao sentido claro da nossa nota. Qualquer dúvida, fiquem à vontade.
      Todos somos livres para exercer nossa opinião. E isso é sim, o que importa. Agradeço a todos que estão partilhando aqui seus pensamentos, sejam sábios ou agressivos. Que cada um decida com sua consciência que olhar quer ter para os cidadãos deficientes de Petrolina. Eu defendo que eles exerçam sua autonomia. Uma conquista que deve ser repeitada e apoiada e não limitada e reprimida.

  4. Marcelo Silva disse:

    Olha, tem comentários que é melhor nem fazer referências, alguém se lembra que Cezar Durando era secretário de infraestrutura na gestão de Fernando Bezerra? o cara é odontologista, Angela Carneiro foi secretária de saúde, mais ela não é médica, colocaram um bancário, para cuidar de segurança, Augusto de Souza Coelho, um dos maiores Prefeitos de Petrolina, não era administrador por formação, era médico, Geraldo Coelho é Engenheiro, Guilherme Engenheiro Agrônomo, e você Guilherme Vitor, que não é Guilherme Vitor, permaneça dormindo, por que você acordado não tem nenhum conhecimento da Historia dos nossos administradores.

  5. POPO disse:

    TEMOS QUE VOTAR NULO, NULO E O MELHOR……

  6. GUILHERME VITOR disse:

    RESPONDENDO O SENHOR
    Marcelo Silva

    10 de dezembro de 2013 às 6:19

    Olha, tem comentários que é melhor nem fazer referências, alguém se lembra que Cezar Durando era secretário de infraestrutura na gestão de Fernando Bezerra? o cara é odontologista, Angela Carneiro foi secretária de saúde, mais ela não é médica, colocaram um bancário, para cuidar de segurança, Augusto de Souza Coelho, um dos maiores Prefeitos de Petrolina, não era administrador por formação, era médico, Geraldo Coelho é Engenheiro, Guilherme Engenheiro Agrônomo, e você Guilherme Vitor, que não é Guilherme Vitor, permaneça dormindo, por que você acordado não tem nenhum conhecimento da Historia dos nossos administradores.

    SENHOR MARCELO…
    Resido em Petrolina desde 1982..e sei de tudo que o senhor contestou…inclusive de administrações anteriores.

    O PROBLEMA É…

    QUE O SENHOR NAO SABE LER NAS ENTRELINHAS!!.
    DETURPOU O FUNDO DA QUESTÃO QUE EU LEVANTEI.

    SUGESTÃO?
    RELEIA TUDO E PEÇA A ALGUÉM QUE TENHA UM BOM LETRAMENTO QUE ELA LHE EXPLICARÁ O QUE EU QUIS DIZER.

    OUTRA COISA….O SENHOR NAO DISSE COISA COM COISA…MAS EU ENTENDI TUDO…ATÉ NO QUE O SENHOR PENSOU EM ESCREVER E NAO ESCREVEU

    SAUDAÇÕES

  7. Marcelo Silva disse:

    Desconversou, como poeta um ótimo Santo Expedito!!

  8. Malan - ADVP disse:

    Para nois da ADVP – Associação de Deficientes Visuais de Petrolina, não concordamos com a nucleação da Secretaria de Acessibilidade. Pois com a conquista das pessoas com deficiência, proposta essa que foi da nossa associação que foi a criação desta secretaria. Queremos avançar e não retroceder!!!
    A importancia da mesma pra o nosso segmento é muito grande, principalmente ao Futebol de 5 que teve total apoio da secretária Rose Andrade, vindo essa a abraçar a nossa causa com grande sucesso a nossa equipe. Em apenas um ano ela fez mais que os 4 anos da gestão anterior.

    1. Luiz Melodia disse:

      Vivia bajulando o outro Secretário agora é bajulador dessa ex-secretária. Malan você é a vergonha dos deficiêntes visuais, pois, se aliou a pior pessoa do meio o Paulo e se vendeu a pior secretária do governo RA. Pare de cuspir no prato que comeu e fale por você e não por outros cegos. Você vive de conveniência, pois, para você tem mais quem está no poder. Perdeu Mala você e sua corja vão comer nos quintos dos infernos.

  9. Pensante disse:

    Olhe antes de vocês falarem em política, pense sobre o Lei que foi para os vereadores assinar, gente aqui não está falando de pessoas normais não,mais de Pessoas Especiais em todos os sentidos, amáveis, carinhosos, e que precisam de muito amor. E sobre a Secretaria de Acessibilidade só temos a Agradecer ao Prefeito por colocar uma Secretária que tem visão do futuro e sente na pele o mundo preconceituoso de hoje, e tem levantado a bandeira em vários sentidos, nos Esportes, no 1º Emprego de Pessoas com Deficiência, Passagem de ônibus em Cartão, Seminários para aprender cada vez mais e levar mais ideias para todos.
    Não estou comentando em prol de ninguém esse é meu ponto de vista.
    Cabe a cada Vereador analisar o melhor para nossa Cidade. Espero que seja uma aprovação sábia..

  10. Flávio Senna disse:

    Proposição inconsequente, inadequada e infeliz desse prefeito. Eu teria vergonha de ter nascido numa cidade que tudo se barganha e que a política fede. A Sra. Conceição está com a razão. E que se unam os educadores dessa cidade, contra nefasta e covarde investidura do executivo. É um projeto vergonhoso. Preconceituoso sim. (Flávio Senna – publicitário)

  11. Alex Augusto disse:

    Que vergonha, prefeito. Está na hora de dar explicações à sociedade de Petrolina, minha amada cidade natal, e às famílias que o colocaram no poder. Isso não se faz. O Brasil está mudando (vide os mensaleiros na Papuda). Educadores de Petrolina, vamos unir forças. (Alex Augusto – Jornalista de Brasília)

  12. papa terreno disse:

    Acho que o população de petrolina deveria deixar de lado o partidário e ver com a razão o que realmente é melhor para a maioria.
    Vamos deixar o comodismo de lado e ver o que realmente queremos para melhorar mais a nossa cidade.
    Se tem algo errado a pessoa que devemos cobrar é os vereadores e não o prefeito que não esta nem ai para população que o elegeu.
    Na minha concepção este projeto vai sim prejudicar as pessoal especiais, mas, tem como reverter isso? Claro que tem, se organizem formem uma comissão e falem com os vereadores que não aceita o projeto do prefeito, e no dia que for ser votado este projeto vão a camará de vereadores passivamente lotem as careiras da camará e vocês iram ver os vereadores dando o seu voto a favor do povo que colocou eles para nos representar.

  13. KÁTIA PORTELLA disse:

    A secretaria de Acessibilidade foi considerada na gestão passada do nosso prefeito como um avanço pra Petrolina e diversas vezes foi citado no seus discursos que petrolina era uma das poucas cidades do Brasil a ter uma secretaria dessa importância. E agora será que vamos retroceder ? A mesma necessita é de mais apoio INDEPENDENTE DE QUEM ESTEJA NO PODER.

  14. marcilene de Sá disse:

    Tem sido um desafio a inclusão dos indivíduos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil, neste grupo enquadram-se os sujeitos “surdos” que usa a capacidade de linguagem e a habilidade de adaptá-la. Discutir sobre a educação dos surdos e como ela vem existindo aponta para a realidade das suas necessidades que por muito tempo foi negligenciada. Sou irmã de 4 surdos e tenho 3 cunhados surdos, sei o quanto é difícil para eles e para nós como família lidar com o descaso para com eles. Falo por experiência própria e sem hipocrisia, pois a convivência não é somente ligada aos meus irmãos surdo e sim á comunidade surda em geral postos à margem das questões sociais, culturais, e educacionais os surdos muitas vezes não são vistos pela sociedade por suas “potencialidades”, mas pelas limitações impostas por sua condição. São definidos como deficientes e, portanto incapaz, isso acontece por causa de um atraso na aquisição da linguagem que os surdos têm no seu desenvolvimento, já que, na maioria das vezes, o acesso a ela é inexistente. Precisamos sim de uma sociedade mais justa e independente de ser o prefeito, vereador, presidente,governadores, senadores, famosos ou anônimos…cabe somente ao ser humano lutar por tempos melhores, pela igualdade …em fim, estou aqui para mostrar que eu e muitas outras pessoas, familiares de surdos e interpretes enfrentam muitas dificuldades para ajuda-los, mais mesmo assim nao desistem de ajudar e de lutar pelos surdos. É muito fácil falar de politicagem.e partidarismo…mais quero ver a luta pelos direitos dos surdos em fim os deficientes em geral?! Eu tbm conversei com o prefeito julio L. no dia das inscriçoes do minha casa minha vida, onde no local nao se encontrava nenhum interprete de Libras, e meus irmãos tiveram que contar com o apoio de um familiar…AI PERGUNTO: ONDE ESTAVA A INCLUSÃO SOCIAL?Eu mesma chamei atençao diretamente ao Prefeito, e o questionei, onde estao os interpretes, cadê a secretaria de ACESSIBILIDADE? O mesmo ficou espantado e se questionou, pois nem ele havia pensado nisso…Após isso os outros dias os surdos puderam contar com um interprete, ou seja os DEFICIENTES são colocados em segundo plano.

    Gente, vamos acordar!!! Chega de tanta Hipocrisia!!Cuzar os braços diante de tanta falta de humanização….

    Queria Agradecer a Maria da conceiçao Soares, pois essa sim, mesmo nao sendo cidadã petrolinense tem abraçado essa causa, essa luta pelo individuo com Deficiencia…e as pessoas ainda querem critica-la?

    Só quem tem algum parente ou amigo deficiente sabe o quanto é AMAR sem pedir nada em troca, só nós sabemos o quanto é árdua a luta pela igualdade, só os deficientes é quem sabe o quanto é dificil vencer a falta de amor ao próximo e a aceitação que eles são realmente capazes de fazer qualquer missão, basta dar-lhes a tarefa!!

    Estou junto nessa luta pela inclusão Social.!!
    Essa força que tenho e esse amor para lutar pelos Deficientes eu dedico primeiramente á Deus por ter escolhido minha famila para ter pessoas especiais como sao os meus irmãos surdos, Deus nao poderia ter me dado irmãos melhores, dedicados, inteligentes, pais amoroso, fiéis…..Marcia, Maraivalda, Cesar e Mauro e meus cunhados, Helayne, Carlos e Ivanildo e Marinalva que é ouvinte!

    1. Maria da Conceição Pereira Soares disse:

      Marcilene querida, seu depoimento me emociona sempre e bastante. Obrigada pelas boas palavras e pela sua enorme dedicação à sua especial família e para com a comunidade Surda de Petrolina também.
      De fato o que queremos é que as pessoas abram não só os olhos, mas o coração.
      Que olhem mesmo com realidade quais são as dificuldades de um deficiente, e como cada um de nós pode contribuir para que as leis existentes e que lhes garantem muitos direitos sejam cumpridas.

      Não podemos retroceder nas poucas conquistas alcançadas. A Secretaria de Acessibilidade precisa muito ainda fazer para atingir um nível de qualidade e atuação junto aos deficientes de Petrolina. Sabemos disto. Mas, nada acontece de repente, sem luta, sem esforços. Contamos que nessa nossa caminhada cada dia surjam mais pessoas laboriosas como você e (tantos outros que seria difícil citá-los aqui agora) com mentes criativas e que nos ajudem com projetos que venham a valorizar cada vez mais o Deficiente.

      Acredito que se os Deficientes tivessem resolvido se desligarem do julgo administrativo político, talvez eles estivessem ouvindo aqui diferentes tipos de argumentos.

      Mas, eu me junto a você em falar que eles são muito capazes mesmo. Eles poderiam/podem, alçar voos cada vez mais altos se soubessem bem a força que teem.
      Cabe a cada um de nós ajudá-los nesse empoderamento. Deixá-los viver com autonomia, cuidar de que eles possam atingir objetivos, capacitá-los profissionalmente, tornar possível a real acessibilidade em toda sua plenitude. Não são sonhos impossíveis. Mas, se começarmos a tirar deles o pouco que conseguiram estaremos sim destruindo sonhos e só quem sabe como é ser Deficiente é que pode mesmo afirmar o quanto dói ser tratado com indiferença, e como incapaz.

      Minha gratidão Marci.

  15. Edson Amaro Arruda disse:

    Não entendo como o prefeito quer avançar em sua administração acabando com a secretaria que virou referencia no pais,
    prefeito acessibilidade só Petrolina e Porto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários