A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do TRE Pernambuco, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), concluiu o curso de atualização para promotores e promotoras de Justiça com atuação eleitoral. Os módulos aconteceram duas etapas: a primeira, no Recife (Região Metropolitana), na sede da ESMP, nos dias 17 e 18 de junho; e a segunda, nos dias 18 e 19 de julho, em Arcoverde (Sertão).
Propaganda, registro de candidatura, prestação de contas, combate à desinformação, uso de Inteligência Artificial (IA) e cota de gênero foram alguns dos temas abordados pelos facilitadores do Tribunal, Orson Lemos, diretor-geral; Narele Coelho, assessora de gabinete do TRE-PE; Jane Leite, chefe do Núcleo de Governança, gestão e Metas da Secretaria Judiciária; Eratóstenes Hawlynson Gomes, chefe de cartório; Marcos Andrade, chefe da Seção de Contas Eleitorais; e Gilvan Oliveira, assessor de comunicação.
O curso procurou explorar as temáticas eleitorais válidas para as Eleições 2024, com destaque às novidades trazidas pelas novas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No módulo do Recife, a EJE esteve representada pela então diretora da Escola, a juíza Virgínia Gondim, e pelo coordenador, Eduardo Japiassú. Em Arcoverde, o vice-diretor da EJE, Gustavo Cardim, representou o atual diretor, desembargador Adalberto de Oliveira Melo.