O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Humberto Vasconcelos Júnior, acompanhou nesta sexta (27) a preparação das urnas no polo Petrolina, junto do juiz auxiliar da Corregedoria, Paulo Victor Vasconcelos de Almeida, e do diretor-geral do TRE, Orson Lemos.
“Esse trabalho é de muita importância para que a eleição ocorra de forma correta e transparente”, comentou o desembargador na cerimônia de abertura. Na cidade sertaneja, também estiveram presentes o juiz eleitoral Sydnei Alves Daniel e a promotora eleitoral Rosane Moreira Cavalcanti ambos da 83ª Zona Eleitoral. Os servidores do TRE-PE Lislie Xavier e Luís Fernando Costa comandaram o suporte logístico e tecnológico, respectivamente.
O procedimento de preparação de urnas consiste em inserir os dados previamente carregados dos sistemas do TSE com os nomes e números dos candidatos a prefeito e vereador, além dos dados dos eleitores aptos a votar na seção correspondente à urna. Após a inclusão dos dados, os equipamentos são lacrados com selos emitidos pela casa da moeda, com propriedades químicas que soltam uma tinta caso alguém tente violar o lacre.
Em todo o estado, 23.979 urnas serão preparadas até o final de semana, sendo 9.407 urnas do modelo 2022, 9.064 do modelo 2020, 4.149 do modelo 2015 e 1.359 modelo 2013. Elas ficarão guardadas nos polos regionais do TRE e só sairão na sexta-feira, 4 de outubro, antevéspera da votação, para os 3.328 locais de votação nos 184 municípios. O cronograma completo e os locais de preparação das urnas podem ser conferidos aqui.