Eleições no DCE da Univasf correm o risco de ser impugnadas

por Carlos Britto // 17 de junho de 2011 às 07:19

As eleições no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão sob o risco de não continuar, por causa de supostas irregularidades. As denúncias foram feitas ao Blog por representantes da chapa 2, “Movimento Renova Univasf”. Até o início da tarde de ontem (16), as urnas que deveriam chegar ao campus de Ciências Agrárias desde às 7h, ainda não estavam no local, o que contraria o regimento das eleições. Impedidos de votar, muitos estudantes já tinham, inclusive, ido embora.

Segundo o presidente do DCE de Medicina Veterinária, Romildo Miranda Sidrim o ‘Ceará’ (foto), o aluno responsável por trazer as urnas para o campus de Ciências Agrárias se encontrava em sala de aula fazendo prova. Ele se diz prejudicado no processo, já que a maioria dos votos da chapa 2 está no campus.

Ele atribui a culpa pela desorganização à Comissão de Entidades de Base (CEB), que foi criada no último dia 28 de maio para elaborar o regimento das eleições. Segundo Ceará, a CEB teve a participação de apenas quatro diretórios, já que nesse dia outros representantes de DCEs participavam da solenidade de inauguração da residência universitária no campus. Detalhe: a reunião, garante Ceará, aconteceu regada a um churrasco na casa de Flávio, mentor da chapa 1, “Pra Existir”.

O presidente do DCE de Medicina Veterinária justifica que o regimento não levou em conta a situação dos estudantes, já que as eleições ficaram marcadas para ocorrer ao final do período, quando muitos estão preocupados com outras atividades acadêmicas. “Eles têm de estudar para as provas do semestre e ficam à margem, sem ter como participar do processo”, explicou.

Para piorar, Ceará revela que a eleição do DCE tem indícios de influência política. Ele conta que alguns estudantes foram vistos com bandeiras do Movimento Sem Terra (MST) dentro da universidade, reforçando sua tese de que partidos ligados ao MST – entre eles o PT – estejam buscando novas militâncias estudantis para ampliar sua atuação. Ceará informou ter organizado uma manifestação entre os estudantes e se possível acionará a justiça para suspender o pleito. A intenção é de promover as eleições de forma mais democrática, no próximo semestre. “O que está acontecendo aqui é uma palhaçada, que traz prejuízos á universidade a aos estudantes”, afirmou. Nossa reportagem foi ouvir os envolvidos no processo eleitoral do DCE citados por Ceará, mas eles preferiram não se pronunciar.

Eleições no DCE da Univasf correm o risco de ser impugnadas

  1. DEOMIRO SANTOS disse:

    É companheiro Ceará, denunciar é algo que muitas das vezes não funciona. Protestar depois que o processo é deflagado é um erro quase que imperdoável, fica parecendo coisa de perdedor, fica ainda mais esquisito quando se reclama dos aliados do concorrente.

    Os Diretórios Acadêmicos e demais afins, são entidades políticas e mais do que justa que tenha a influência dos Partidos – e o PT é um Partido formado dentro das discussões dos Trabalhadores e seus filhos, ou seja, OS ESTUDANTES. É preciso que a juventude passe a ter conhecimento que são os políticos que administram nossa sociedade e é importante que saíam de dentro da universidade e com formação universal.

  2. Eleitor disse:

    Engraçado que esses denunciantes não dizem ter ligações com a UJS (União da Juventude Socialista) e a UNE (União Nacional dos Estudantes), os quais contribuíram financeiramente para a campanha da chapa…

    isso tá cheirando a mais um golpe da UNE na nossa universidade

  3. Observador disse:

    O pessoal desta chapa que supostamente faz a denúncia precisar deixar claro que é composta por gente do PSDB também. Ou seja, quer dizer que partido de direita pode? Além do mais, não há informação de nenhum militante filiado a partido político na Chapa 1

  4. Vanessa disse:

    Pelo amor de Deus, tenho vergonha de certas representações estudantis… não sei que é esse Ceará, mas pelo visto nem sabe o que é um DCE, quem já ouviu falar em “DCE de medicina veterinária”. Era óbvio que isso aconteceria a UJS se utiliza de inúmeras práticas qdo percebe que está prestes a perder uma eleição, preparem-se coisa pior pode estar por vir, suas práticas são barra pesada lá na UPE houve até agressão física à uma estudante.

  5. Diogo disse:

    Essa eleição do DCE já começou errada pelo fato de ser no final do semestre onde os estudantes estão preocupados com provas e outras atividades curriculares o que afeta diretamente o desenrrolar do processo, alem de que o CEB “realizado” não contou com a participação dos representantes de todos os cursos, ficaram de fora os representantes do burrinho, Senhor do Bomfim e São Raimundo Nonato.
    O diretório central de estudantes (DCE) deve ser composto por representantes de todos os campi e o CEB deve proceder da mesma maneira, no meu ponto de vista o CEB ocorrido no dia 28 de maio é ilegítimo.
    Qual o problema dessas eleições ficarem para o próximo semestre?
    Por que tanta pressa?

  6. Watergate disse:

    Nunca confiei nessas organizações.
    São escolas da politicagem, do jeitinho, da mão lavando outra.
    Meros trampolins para politiqueiros e corruptos roubarem no futuro.

  7. FabioPorto disse:

    O motivo estudantil atual no Brasil se resume ao subir e descer do ônibus ou dos carros.

  8. Marcos ¬ Mais Que Atento... disse:

    Concordo plenamente com o DEOMIRO, todas a associações estudantis tem influência politica e não adianta paraíba, alagoas ou bahia dá uma de independente não… nós estudantes que acompanhamos mais de perto esse processo sabemos muito bem, da ligação partidária de alguns membros, DAS DUAS CHAPAS! (não quero defender nenhuma das chapas)

    Só não pode companheiro, é renegar a sina, a sua bandeira….. vc sabe do que estou falando……..

    Sabemos também dos métodos nefastos da UJS-PCdoB!

    Se o PT quer ampliar sua base…. ótimo, está indo buscar militantes pensantes e não alienados que vivem de fraudar eleições. Sei que esse não é seu estilo, mas não deixe a euforia momentânea do desespero respingar em quem não tem nada a ver com o pato!

    Tudo indica que vc terá que cortar na própria carne…. os mentores da sua chapa e alguns membros desfilam pelos corredores da UNIVASF com bonés do MST, sabemos até de um que filiado à UJS-PCdoB!

  9. Tibério Maciel disse:

    De primeira mão: a chapa Movimento Renova Univasf acabou de pedir desligamento. Sendo assim, eu como menbro da Comissão eleitoral indicado pela mesma, entreguei meu cargo.
    Acontece que muitas foram as irregularidades no processo eleitoral. E já demos entrada no Ministério Público Federal.

  10. luís osete disse:

    De segunda mão: é muito fácil se retirar do processo eleitoral quando já se sabe o resultado, e inventar acusações contra os outros sem olhar o próprio umbigo…

  11. Desconstruidor de Discurso disse:

    Desse ninho de cobra, já saíram: Zé Dirceu, José Serra dentre outros. Daí vc tira.

  12. Murilo disse:

    Eu já vi esse filme antes…

  13. Solitário disse:

    Ninguém diz que a chapa 2 foi montada por Célio Pimenta. Parece brincadeira, a reitoria envolvida na organização de chapas? Isso ninguém fala. Por que? Não fizeram campanha, não se organizaram e agora criam estratégia para desarticular a eleição.
    Parece + é chocolate.

  14. Carlos Vinicius - Juazeiro - BA disse:

    convido publicamente ao blog a acompanhar hj as 15hs a apuração dos votos da eleição e aproveitar o momento e receber informações de alguém que tenha lido o regimento eleitoral, conhecer as pessoas dos diretórios acadêmicos dos cursos, a outra chapa e sua historia

  15. ESENGENHARIA disse:

    Carlos Britto,

    Deixando os politiqueiros de lado, FATO É QUE NO CURRASCO DO FUTURO MÉDICO ACONTECEU O CEB QUE MARCOU AS ELEIÇOES E NEM MESMO ATA FOI ELABORADA E LÁ SÓ TINHA 4 REPRESENTANTES DE 21 CURSOS.

    SERÁ A DITADURA DA MINORIA RICA SOBRE OS POBRES??????…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Meu amigo da juventude, Claudionor salve, salve!