Eleições podem ter cotas raciais

por Carlos Britto // 13 de setembro de 2009 às 18:31

CotasTalvez o projeto não seja viabilizado para as eleições de 2010, mas parece que, num futuro próximo, vai sair do papel. Num país composto por 49,5% de negros e pardos, é inacreditável que se tenha que criar cotas raciais para as eleições, mas é isso que vai acontecer.

O Senado Federal, composto por 94% de brancos, decidirá o tamanho das cotas para negros nas eleições. Segundo o Estatuto da Igualdade Racial, aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (9), os partidos políticos terão de reservar 10% das vagas para negros dentre seus candidatos aos cargos de deputado -federal, distrital ou estadual- e vereador.

Na proposta original, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), a cota era de 30%. Na Câmara, ela foi reduzida a um décimo do total de candidatos. Mas como diz Paim, ” antes 10% do que 0%”.

Foto: Google Imagens

Eleições podem ter cotas raciais

  1. Watergate disse:

    Daqui a pouco branco não tera mais direito a nada!
    O racismo vai se inverter.

  2. Carlos Farias disse:

    Acho que isso é falta do que fazer. Cota para negros é a mais absurda das discursões, sou negro e me sinto ofendido quando esses políticos desocupados acham que somos uns pobre coitados que para tomar decisões precisam ser separados como gado de raça. Pelé pra ser o melhor jogador do mundo não precisou de cotas de gols, Obama não precisou de cotas em guerras, Mandela não precisou de cotas humanitárias. Porque nós, negros brasileiros, precisamos de cotas para ser políticos?
    Somos capazes e temos que acreditar nisso.

  3. Leitor disse:

    Esse projeto sobre cotas raciais é, como diz mução: uma verdadeira falta de absurdo. So podia ser Proposta de um petista mesmo.

  4. Margarida disse:

    Sr. Carlos Farias, parabéns pelo seu comentário! As cotas só servem para aumentar os preconceitos e a rivalidade; separar grupinhos favorecidos; injustiçar outros; tratar alguns como coitados; é castigar os jovens de hoje por fatos de outrora. Sou professora e vejo as crianças e jovens de hoje, relacionado-se (namoro, amizade, estudo, brincadeiras, festas). Vejo brancos e negros bem-sucedidos nas diversas áreas. Vejo brancos e negros pobres e sem oportunidades. Valorizem a educação e o educador. Utilize o dinheiro da bolsa família para disponibilizar cursos de preparação profissional gratuitos. As famílias devem educar e acompanhar melhor o desenvolvimento de seus filhos. Assim, independente de cor, eles estarão igualmente preparados para os concursos, os vestibulares e cargos que venham a ocupar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários