Eleitores já podem usar aplicativo para denunciarem propaganda irregular

por Carlos Britto // 18 de julho de 2022 às 11:00

Foto: reprodução TSE

Para garantir eleições mais justas e democráticas, a Justiça Eleitoral já colocou à disposição um aplicativo existente desde o ano de 2016. O Pardal permite aos cidadãos denunciarem propagandas antecipadas ou irregulares de maneira fácil e confidencial. No último pleito foram realizadas 105.543 denúncias.

Ao identificar um problema, a pessoa pode tirar uma foto, gravar um vídeo ou áudio e, por meio do aplicativo celular, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral no Estado ou município que fará a análise da denúncia. Além de elementos que indiquem a existência do fato noticiado, deve constar o nome e o CPF do denunciante. Todas as denúncias são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da identidade.

O sistema foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e já está disponível para download nas lojas virtuais (Apple Store e Google Play) e em formulário Web nos Portais da Justiça Eleitoral, por meio do endereço eletrônico.

O Pardal Web, acessado pela internet, é voltado para acompanhamento, estatísticas e orientações. Já o Pardal Móvel (para smartphones e tablets) é focado na remessa de notícias de atos ilícitos, que serão classificados em propaganda eleitoral antecipada, propaganda eleitoral e outras irregularidades. O aplicativo móvel também traz orientações sobre o que pode e não pode no período eleitoral. São informações sobre o uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, adesivos, material gráfico, vias públicas, comícios e participação de artistas em campanhas, entre outros tópicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários