Os eleitores de Capoeiras e Palmeirina, no Agreste pernambucano, voltam às urnas neste domingo (3) para escolher seus novos prefeitos. Isso é necessário porque a Justiça Eleitoral acabou por impedir que a chapa eleita em 2020 exercesse o mandato.
O pleito extra pode ocorrer por razões que levam a um indeferimento tardio do registro de candidatura, por exemplo. Nesses casos, muitas vezes, o candidato vencedor em 2020 disputou o pleito por força de uma liminar judicial (decisão provisória) que acabou não se confirmando.
Outras razões são a cassação do mandato pela Justiça Eleitoral, por alguns dos motivos previstos na legislação eleitoral.
Além das duas cidades pernambucanas, mais 17 cidades também terão novas eleições hoje: Firmino Alves (BA); Juazeiro do Piauí (PI); Goianésia do Pará (PA); Paranhos (MS); Mendonça (SP); São Lourenço da Serra (SP); Mineiros do Tietê (SP); Guaíra (SP); Apiaí (SP); Campina do Monte Alegre (SP); Itaoca (SP); Piacatu (SP); Santo Antônio do Jardim (SP); Trabiju (SP); Anhembi (SP); Cajati (SP); e Angatuba (SP).
Os candidatos vencedores nas eleições suplementares devem ocupar o cargo até dezembro de 2024. (Fonte: Agência Brasil)