A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) vai reduzir, nesta quarta-feira (4), a vazão do Reservatório da Usina da Pedra, na Bacia Hidrográfica do Rio de Contas (BA), de 400 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 200 m³/s. Esse patamar deve permanecer até nova reavaliação da empresa.
O procedimento foi possível devido à diminuição das chuvas nos últimos dias e à previsão meteorológica não indicar ocorrência de chuvas de grande porte para os próximos dias, em especial o montante do reservatório. Na segunda (2), o Reservatório da Pedra atingiu 75% de seu volume útil, recebendo uma quantidade média de 160 m³/s de água.
A Companhia afirma que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nas vazões praticadas em função das chuvas na Bacia do Rio de Contas, tendo em vista que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2022 e segue até abril próximo. A Eletrobras Chesf reforça sempre em seus comunicados que a população deve evitar fortemente ocupar a área próxima à calha do rio. A operação e manutenção do Reservatório da Usina da Pedra mantém todos os padrões de segurança e normas preestabelecidas.