Abaré (BA): Tribo Tuxi recebe tecnologias do Projeto ‘Mais Água’

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2013 às 18:00

Abaré 1Famílias das comunidades indígenas de Garajau e Fazenda Pereiros, pertencentes à tribo Tuxi em Abaré, Norte da Bahia, fazem parte do público-alvo do Projeto ‘Mais Água’, executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em cinco municípios baianos que já contam com outras ações da instituição.

Com o propósito de garantir a segurança alimentar e nutricional a partir do uso da água de chuva, o projeto realiza formações voltadas para a convivência com o semiárido e implementa tecnologias úteis para captação e armazenamento de água da chuva.

Em Abaré, nove comunidades indígenas, cinco quilombolas e dez de Fundo de Pasto estão sendo beneficiadas com 41 barreiros tipo trincheiras familiar e quatro barreiros comunitários, além de 45 cisternas de enxurrada, duas Bombas d’água populares, 20 quintais produtivos e limpeza de 12 aguadas. A família de Rita Maria da Conceição, na Fazenda Pereiros, e de Manoel Alves de Oliveira, em Garajau, aguarda com ansiedade a chuva para ver o barreiro cheio, garantindo assim água para os animais e até mesmo destinando-a a uma pequena horta e pomar.

Tem crescido no município o auto-reconhecimento de comunidades indígenas. Pereiros e Garajau são alguns dos povoados remanescentes dos Tuxis, que estão lutando para terem seus territórios demarcados e regularizados. Nas últimas semanas, cerca de 200 famílias fizeram a retomada de uma área em meio à caatinga e buscam, agora, respaldo jurídico para garantir a terra, onde já estão construindo barracos. (Fonte/foto: IRPAA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários