Em ação inédita da prefeitura, mamógrafo municipal deve realizar quase 600 exames/mês

por Carlos Britto // 05 de julho de 2022 às 09:10

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Considerado um dos principais desafios da medicina no mundo, o câncer de mama está entre as quatro principais causas de morte prematura. Exames periódicos são essenciais para fazer com que as estatísticas diminuam. Por este motivo, e de forma inédita, a Prefeitura de Petrolina fez a aquisição de um mamógrafo municipal, que foi instalado no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM). Ontem (4) o prefeito Simão Durando Filho acompanhou a entrega dos resultados dos exames de mamografias das primeiras 30 mulheres que utilizaram o aparelho.

Com investimento de mais de R$ 900 mil na compra do equipamento, a gestão tem a expectativa de que sejam feitas cerca de 600 mamografias por mês. Anteriormente, o exame era realizado através de contratação de serviços.

Esse é um momento histórico para o nosso município. A nossa gestão continua avançando e garantindo uma assistência de qualidade a população, o acesso ao exame ofertado de forma integral e a ampliação do acesso a rede de atenção à saúde. O mamógrafo representa um grande avanço no diagnóstico de alterações e doenças que afetam as mamas. A gente sabe que a detecção precoce representa um índice de 95% de cura. Então, essa é a nossa missão, cuidar do nosso povo”, concluiu Simão.

Para ter acesso ao exame, a mulher precisa agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Referência e, caso seja necessário, o profissional médico fará o encaminhamento para a realização do procedimento no CRM. O exame é marcado na própria UBS.

Em ação inédita da prefeitura, mamógrafo municipal deve realizar quase 600 exames/mês

  1. Jonas disse:

    Por falar em exames médicos, onde estão o laboratório municipal e o centro de diagnóstico, que estavam sendo construídos em frente ao Hospital universitário? As obras estão abandonadas já há um tempo, com o mato cobrindo o local, que passou apenas por intervenções iniciais. Enquanto isso, a prefeitura tem que contratar laboratórios privados para suprirem a demanda das unidades de saúde municipais, gerando prejuízo ao erário publico. Com a palavra o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários