Quatro vereadores da Câmara Municipal de Sobradinho (BA) – Wilson José, o ‘Nino’, Manoel Messias, Adilson Ribeiro e Francisco Canindé – enviaram à imprensa uma carta de repúdio contra a atitude do atual prefeito, Luiz Vicente, que ainda não pagou os salários atrasados dos servidores municipais.
Na carta, os vereadores pedem compromisso do atual gestor com a categoria e lembraram para fazer diferente do pai dele, Luiz Berti, que quando comandou o município (em 2004) também deixou os servidores sem salários.
Confiram a carta, na íntegra:
Povo amigo e ordeiro de Sobradinho, os vereadores que a esta subscrevem vêm de público repudiar e denunciar o atual prefeito Luís Vicente Berti pela falta de compromisso, sensibilidade e sensatez, que vem demonstrando em relação aos servidores públicos de Sobradinho, ao comércio local, e até mesmo com as crianças, filhos e filhas dos servidores municipais, colocando-as em situação de vulnerabilidade.
O prefeito e seu procurador, numa atitude mesquinha e meramente política, negam-se a efetuar os pagamentos do salário do mês de dezembro dos referidos servidores, alegando falta de embasamento legal para efetuar os referidos pagamentos.
Mentem o senhor prefeito e seu procurador, pois o embasamento legal existe e está contido no parágrafo 1º, Art. 100 da Constituição Federal, assim como no Parecer Cameral 002/97 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM.
Lembra-te, prefeito, que teu pai Luiz Berti também deixou sem salário os servidores em dezembro de 2004, e estes foram pagos em janeiro de 2005 pelo prefeito da época. Repudiamos toda e qualquer forma de perseguição política, sobretudo quando essa perseguição oprime a nossa população, compromete o comércio local e coloca os funcionários em situação humilhante, levando-os a passar fome!
Foste eleito para administrar o município e para resolver os problemas do dia-a-dia. Não podemos admitir de forma passiva ao descaso de como o senhor e seu procurador vêm tratando os servidores públicos, principalmente porque, ao contrário do que estão a falar e divulgar na imprensa regional.
A Prefeitura Municipal de Sobradinho possui disponibilidade financeira, pois arrecadou até a data de hoje (29 de janeiro de 2013) mais de um milhão e novecentos mil reais, conforme demonstrativo do Banco do Brasil. Os recursos são mais que suficientes e necessários para o pagamento dos salários dos servidores. Um calote não justifica outro. Salário é direito líquido e certo. Quem trabalhou tem o direito de receber pelo seu trabalho, sem delongas ou desculpas.
Na condição de vereadores eleitos para representar o povo, não podemos nos calar diante de tamanha arbitrariedade e descaso. Em respeito ao povo de Sobradinho, as nossas crianças, aos comerciantes e aos servidores públicos municipais, subscrevem a presente nota de repúdio os vereadores:
Wilson José (Nino)
Manoel Messias
Adilson Ribeiro
Francisco Canindé
QUEM SÃO ESSES VEREADORES NA VERDADE PARA COBRAREM SALARIOS ATRASADOS SE ELES SIM TIVERAM AO LADO DO EX-PREFEITO LADRAO DO POVO DE SOBRADINHO. MANOEL MESSIAS O SENHOR SEMPRE ESQUECE QUE O SENHOR QUE O SENHOR DEVERIA TER ORIENTADO O SEU EX-PREFEITO A TER PAGO ENÃO TER ROUBADO OS TRABALHADORES DE SOBRADINHO. CUIDADO O POVO NAO É BESTA NÃO.