Crítico ferrenho do atual modelo de gestão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o deputado estadual Antonio Coelho argumenta neste artigo enviado ao Blog que esse formato “está falido”. Ele acredita que somente com o processo de privatização, o sistema de água e esgoto do Estado pode virar essa página.
Confiram:
No início do século passado, quando escreveu que “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”, Euclides da Cunha exaltou a valentia de um povo castigado pelas adversidades naturais da região, mas também anotou a esperança, a confiança e a fé em dias melhores. Relembro, aqui, as famosas palavras de um dos maiores nomes da literatura brasileira com o propósito de fazer um paralelo com um velho e reincidente problema enfrentado por essa gente guerreira: mais de 100 anos se passaram e a falta de acesso à água segue atormentando a população, pelo menos no que diz respeito ao nosso estado.
Em Pernambuco, o cenário atual (em pleno século 21) é de desolação. Se, no passado distante, faltavam recursos e tecnologias, hoje sobram incompetência e descaso. Não é novidade para ninguém a forma como o pernambucano, o sertanejo, o petrolinense, vem sofrendo há muitos anos com a ineficiência da Compesa, empresa estatal que detém a concessão de água e esgoto em nosso Estado. O mais revoltante – embora soasse impossível até pouco tempo – é constatar, lamentavelmente, que o serviço ofertado, que já era péssimo, conseguiu se tornar ainda pior.
Do Litoral ao Sertão, multiplicam-se as reclamações dos pernambucanos a respeito da negligência da Compesa; são ruas que se tornaram rios de esgoto, canos estourados, torneiras que se perpetuam sem uma gota d’água. A lista do desrespeito é grande e só aumenta a cada dia.
Estamos exaustos desse modelo falido, que não tem mais condições de atender a população pernambucana, causador de tanto sofrimento e tantas dores, os quais totalmente evitáveis caso houvesse uma gestão competente e comprometida em solucionar os problemas existentes.
O cidadão já não aguenta mais as mesmas desculpas esfarrapadas para justificar a recorrente falta de água e o desdém com o saneamento básico em todas as regiões do nosso estado. As promessas de resolução eternas, então, já viraram lenda, piada, chacota.
Petrolina e diversos municípios do Sertão representam bem o desleixo e a falta de compromisso da Compesa com o povo e com a cidade. No calor que atinge essa região, a população sofre sem ter como cozinhar, lavar roupa e até tomar um banho digno. Afrânio e Dormentes são outro exemplo dessa situação lastimável: já passou mais de um mês e o acesso à água não chega. Diversos bairros de Petrolina seguem sofrendo com esse cenário penoso, dissimulado pela Compesa com o anúncio dos intermináveis calendários provisórios de abastecimento.
É imprescindível colocar um ponto final no descaso da Compesa! Além de ineficiente, é uma empresa que muitas vezes prioriza seu interesse corporativo em detrimento dos interesses do povo pernambucano.
Creio que não haja mal que dure para sempre. Portanto, aqui renovo o nosso compromisso em lutar pela privatização da Compesa, seguindo o exemplo exitoso de outros estados, como Rio de Janeiro e Alagoas. Considero que tão somente com a parceria junto à iniciativa privada – a partir da injeção de mais capital – teremos capacidade de fazer os investimentos expressivos a fim de conseguir a universalização do acesso à água e ao saneamento básico.
Estou esperançoso de que Pernambuco dará esse próximo passo. Em reunião recente no Palácio do Campos das Princesas, a governadora Raquel Lyra nos confirmou a pretensão de seguir adiante com a promessa de privatizar a Compesa. Até lá, o meu mandato seguirá fiscalizando e estará sempre cobrando da Compesa uma gestão mais eficiente, que responda a todos os anseios e questionamentos do povo pernambucano.
Antonio Coelho/Deputado estadual
se a compesa esta falida, é em outras cidades do estado, porque em petrolina ela ainda e uma empresa lucrativa .
O Deputado faz um artigo marcado por acusações de péssimos serviços, o que todo Pernambuco já sabe, nenhuma novidade.
O que poderia o jovem deputado, como fiscal do Patrimônio Público, era divulgar números. Por exemplo, arrecadação, gastos, lucros, folha de pagamento, entre outros.
Fazer discurso vazio, para tentar justificar a privatização, não contribui com o debate.
Enquanto não houver um ordenamento político sério, que vá de encontro a cura do mal, as células que causou a ferida vão se multiplicando dia após dia na sua zona de conforto sem ser incomodado por nenhum órgão responsável pela fiscalização do direito do cidadão.
Isso já ultrapassa a barreira da lncompetência praticadas por essa empresa por longo tempo.
Não vi uma única critica do deputado quando eram aliados do governo. A crítica é por conveniência, não pelo bem da população.
O modelo de privatização da Compesa só interessa aos cães gulosos.Simplesmente terceirizar o serviço de água e esgoto seria melhor e por quê?com a terceirização poderia fiscalizar a melhor prestação de serviço como também conter abusos na cobrança de conta d’ água e aceleramento de serviço de saneamento.Privatizar e terceirizar são fatos diferentes.No momento também ( espero que o nobre deputado opinativo)Deputado cobre de seus parentes melhorias na prestação do serviço do “SUS” que é municipalizado mas está igualmente a Compesa,ou seja, um lixo de esgoto a céu aberto.
Em relação ao péssimo serviço da Compesa, os pernambucanos estão cansados de saber, o que queremos é ação e atitude para mudar essa realidade que nos afligem há tempo. Alguma proposta precisa ser feita, seja pelos deputados ou o governo do estado, o que não dar é a população continuar pagando por um serviço que não recebe. Nesse sentido, apelamos ao deputado que compartilhe seu artigo com os seus pares e busque uma solução definitiva para esse assunto.
Já tenho visão diferente ! Vejo a Compesa como uma das melhores do Brasil no seu segmento. Sabemos das dificuldades do abastecimento em algumas regiões, porém nos últimos anos a empresa se modernizou e hj é referência a nível nacional. Importante o Governo do Estado continuar investindo. Água é um bem natural comum e não pode está na mão do interesse privado. Quando vejo esse tipo de materia , entendo que tem gente interessado em algo a mais.
Certíssimo. A Compesa é um exemplo de incompetência já a alguns anos. E a tendência é piorar a curto prazo em função do aumento da população.
Água é benta é santa,quem tentar tirar proveito dela, será castigado(a) por Deus!
Esses Vereadores, Deputados e Senadores de Pernambuco, deveriam criar vergonha na cara, e honrar o voto que receberam. Como dizia Eça de Queiroz : “Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente pela mesma razão “
Esses Vereadores, Deputados e Senadores deveria ter vergonha na cara e fazer jus aos votos que receberam da população. Como dizia Eça de Queiroz ” Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente pela mesma razão”
O monopólio não pode virar um oligopólio, se acontecer é trocar seis por meia dúzia. Se privatizar e for para apenas um da iniciativa privada, fica mais do mesmo, igual a celpe com a neoenergia. Acredito na privatização, porém, tem que fatiar e ter no mínimo em Petrolina três ou quatro empresas fazendo o serviço de água e esgoto.
Zé lebre precisa apresentar dados de gestão para justificar tal argumento. Os serviços da compesa são muito ruins. Os desservicos de deputados e vereadores são muito mais que muito ruins. São imorais. Esse é o x da questão. Como empresa pública ela é entregue a padrinhos de políticos para ser gerenciada. Claro que elegemos o que há de pior na nossa sociedade. Então a gestão das empresas públicas terá a mesma qualidade. Um exemplo é a gestão privada do transporte coletivo de ônibus, municipal e estadual. Há serviço de pior qualidade do que esse, ofertado pelas empresas privadas? Quando o governador tiver um grupo de políticos sérios e comprometidos com a melhoria dos serviços oferecidos à população, teremos empresas públicas sérias, voltadas para prestação de serviços de qualidade para a população. Enquanto os políticos estiverem comprometidos com a melhoria de vida sua e dos grupos a quem representam, continuaremos a ter aumentos de salários e aumentos de cargos comissionados, estratosféricos. Ao invés de forçar uma privatização comecem por retroceder seus salários, diminuir regalias, trabalharem de segunda a sábado, pagar sua moradia, roupas, carros, etc.
contra a privatizaçao da compesa
o que o governo deve fazer e investir na compesa porque na verdade eles estao sucatiando a compesa pra depois vender vc ver as caixas dagua da compesa todas se acabando os predios desabando e nem uma reforma e feita isso e uma grande vergonha desses governo porque mesmo asim a compesa da lucros na verdade eles nao querem vender e da a compesa como fizeram com a celpe se a compesa for dada so quem vai ter agua os ricos porque pobre nao vai ter agua usso e uma vergonha
essa raça que e afavor da privatizaçao e por intereçe propio vc ver hoje a enegia um valor la em cima vc paga ate porque nao choveu isso vai acontecer com a compesa a nao choveu bandeira vermelha isso e uma desonestidade e o povo so no nosso so no nosso cada um que chega que se acha dono dos orgao do estado vamos investir na compesa cambada
RAQUEL ta querendo privatiza a compesa isso e acordo politico que ela fez ante da eleiçao com as rapoza velhas e agora ela ta sendo precionada a privatiza a compesa para interesse proprio isso e uma vergonha nao quere investir na compesa para sucatiar e depois vender