Em artigo, Antonio Coelho diz que IPVA é “presente de grego” do Estado

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2022 às 10:33

Foto: divulgação

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Antonio Coelho (DEM), não poupou críticas ao anúncio da tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022, feito pelo governo do Estado. Neste artigo, o parlamentar considera “presente de grego” a nova tabela, divulgada – segundo ele – no apagar das luzes de 2021. Além disso, o contribuinte pernambucano não terá nenhum benefício quando for pagar o tributo.

Confiram:

Não bastasse anunciar a tabela de pagamento do IPVA 2022 no apagar das luzes do ano passado, a Secretaria estadual da Fazenda faz jogo de cena ao divulgar que o Estado manterá a mesma alíquota e os mesmos descontos de 2021 para 2022.

Um discurso falacioso para esconder e colocar debaixo do tapete a verdadeira realidade: o aumento médio de 20% no valor do imposto. Essa é a variação apontada pela tabela FIPE, tomada pelo Governo de Pernambuco como base de cálculo para o IPVA de 2022.

Quem acompanha a tabela FIPE está ciente dos aumentos robustos que os automóveis vêm sofrendo nos últimos meses, particularmente em 2021, por conta da valorização nos preços dos novos e usados.

Em vez de se solidarizar com os contribuintes pernambucanos e congelar o valor do IPVA, ou seja, manter o mesmo valor cobrado em 2021 para 2022, conforme sugerimos em discurso na Alepe no início do mês de dezembro, o que faz o governo de Pernambuco?

Simplesmente lava as mãos, finge que não é problema seu e coloca a culpa do aumento na conta da variação do mercado.

Bem diferente fez Minas Gerais. Após debates com os deputados mineiros, o governador sancionou, no último dia 30, um projeto de lei de autoria do Legislativo estadual congelando o valor do IPVA em 2022. A partir de janeiro, o motorista mineiro pagará o mesmo valor desembolsado em 2021.

No Distrito Federal haverá reajuste, no entanto será de 10%. Bem distante dos 20% previstos pela tabela FIPE. Após acordo com os deputados distritais, a gestão baseou o reajuste na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Mas o que esperar de um governo que mais cobra imposto neste país?

Certamente não seria a nobre atitude de abrir mão dessa receita em prol do motorista e do trabalhador pernambucano, que já vive sobrecarregado com tantos tributos. Esse gesto é restrito a governantes verdadeiramente preocupados com seus governados, o que não é o caso dos governos comandados pelo PSB.

A regra é e sempre será: quanto mais arrecadar, melhor. Portanto, o pernambucano pode preparar o bolso porque vai ser obrigado a pagar mais essa conta salgada.

Antonio Coelho/Líder da Bancada de Oposição

Em artigo, Antonio Coelho diz que IPVA é “presente de grego” do Estado

  1. Pernambuco disse:

    Ai lasca com o povo pernambucano.

  2. Pé no Saco disse:

    Aí eu pergunto ao deputado o IPTU é o que? Será que é presente de Deus.

  3. Junior disse:

    Deputado,

    Por favor nos fale um pouco dos aumentos anuais do IPTU dos últimos anos em Petrolina.

  4. Silvio disse:

    cade gonzaga, odacy, esposa e Lucas???? vão virar as costas para o povo de novo?? PSB e PT SABEM COBRAR IMPOSTOS: GERAR EMPREGO NÃO.

  5. Francisco Cruz disse:

    Teu irmão nos presenteia direto com esse tipo de presente. 40 em vocês.

  6. amancio disse:

    por isso estou tendo nojo de politicos, só sabe criticar, o irmao dele é so aumenando o iptu, imagino o irmao dele sendo governador…

  7. José disse:

    A inflação de 10% no Brasil é culpa de guedes e do bozzo! Quem era o líder do governo até poucos dias atrás?

  8. eleitor disse:

    é a despedida desse governador desgraçado

  9. marcius disse:

    Esperamos um discurso do nobre deputado sobre IPTU, ISS para profissional autônomo e outras taxas da Prefeitura de Petrolina. Falar os adversários políticos é fácil, quero ver coragem para reclamar do teu grupo, de verdadeiramente pensar no povo e não fazer apenas politicagem. Também concordo que o IPVA é um absurdo, mas pau que dá em chico, também tem que dá em Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…