Com a participação de associados presenciais e de forma online, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Petrolina escolheu a comissão eleitoral e votou o regimento do pleito que vai eleger a nova diretoria e o conselho fiscal do sindicato. As eleições acontecem já no final de novembro. Caso não haja quórum mínimo, o pleito ocorrerá na primeira semana de dezembro.
A assembleia geral aconteceu no último sábado (30/10), na quadra de esportes do Sest/Senat. Para a escolha da comissão eleitoral, foram inscritas duas chapas, cada uma com três titulares e três suplentes. Na votação, a vencedora foi a chapa 1, integrada por Rafaela Coelho, Nilberto Michael Almeida dos Santos e Fábio Alves de Lima (titulares); e Uilton Alves, Clemilson Araújo e Francisco de Assis Ferreira (suplentes).
Nilberto Michael será o coordenador da comissão. Ele salientou a importância desse momento democrático, quando os próprios associados escolhem como serão conduzidas as eleições para a nova diretoria da entidade e do conselho fiscal do STTAR. “Minha expectativa é positiva. Vamos trabalhar para todo o processo transcorre em paz e que vença o melhor”, ressaltou.
Em nome da diretoria, Maria Joelma, diretora de finanças do STTAR, elogiou todo o processo democrático com a realização da assembleia e grande presença dos associados. “Prevaleceu a democracia e parabenizo todos os associados que se envolveram para que tudo corresse bem, dentro do processo democrático”. Presidente da entidade, Leninha Lima frisou que seu mandato vai até 31 de dezembro e seu compromisso é garantir aos associados a realização das eleições e o direito de todos escolherem os novos dirigentes do sindicato. “Como presidente, tenho trabalhado para que nossos associados e associadas, possam dispor de todas as garantias para que as eleições acontecem, cumprindo todos os prazos, dentro do processo legal e cumprindo o estatuto do sindicato”, assinalou a presidente.
Regras
Após a escolha da comissão eleitoral que vai coordenar os trabalhos de imediato, a assembleia geral votou o regimento do pleito eleitoral de 2021 da escolha da nova diretoria do STTAR e seu Conselho Fiscal. Pelo calendário aprovado na íntegra pelos presentes, as eleições da entidade acontecerão dia 30 de novembro, com quórum mínimo de 20% dos associados que estejam registrados nas empresas e em dia com o sindicato entre julho e outubro de 2021.
Segundo o regimento, caso o quórum mínimo de 20% dos associados não seja atingido dia 30 de novembro, o pleito acontecerá em 7 de dezembro com quórum mínimo de 10%, a ser conferido antes da abertura das urnas.
Outras datas
De acordo com o regimento aprovado, os prazos do pleito do STTAR começam a contar oficialmente a partir da sexta-feira (5), com a publicação do edital para que as chapas interessadas possam se inscrever na disputa.
O dia 9 de novembro está reservado para ser o limite dos registros de chapa; no dia seguinte abre-se o prazo para que as chapas promovam correções detectadas pela comissão eleitoral; dia 11, acaba o prazo de entrega das correções; e dia 12, a comissão eleitoral publica as chapas. O dia 13 é a data-limite para que chapas concorrentes possam apresentar impugnações. Já o dia 14 é o limite para a publicações das chapas e possíveis substituições de integrantes.
Pelo calendário do regimento aprovado pela assembleia do STTAR, a campanha do pleito 2021 para a escolha do novo comando da entidade, será entre 15 e 29 de novembro. Haverá urnas fixas e itinerantes, conforme disposto também no regimento das eleições.