Como já havia sido anunciado, o prefeito de Petrolina e pré-candidato ao governo do Estado, Miguel Coelho (DEM), recebeu apoio oficial do Podemos para a eleição majoritária de 2022. O ato de adesão ocorreu nesta segunda (7), no Recife, e reuniu lideranças de todas as regiões pernambucanas, além da presidente nacional da legenda, Renata Abreu, e do dirigente estadual, Ricardo Teobaldo. O evento marcou também uma nova etapa da pré-campanha do democrata, que apresentará nos próximos meses mais apoios.
Num auditório lotado de um hotel na zona sul do Recife, o ato simbólico foi recheado de discursos ressaltando a necessidade de mudança diante do quadro de crise de liderança no governo e pelo retrocesso na economia, saúde, emprego e infraestrutura do Estado. Miguel voltou a lembrar que Pernambuco acumula recordes de desemprego, lidera rankings de falta de água e de investimentos públicos, mas não para de apertar os pernambucanos com impostos.
“Pernambuco tem mais de 30% de sua população com desalentados. Mas mesmo nesse cenário, é possível mudar. Pernambuco pode voltar a dar orgulho. É hora de perguntar se devemos condenar o nosso estado a mais quatro anos do que aí está ou se vamos ter a coragem de voltar a sentir o sabor da esperança e do desenvolvimento“, questionou.
A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, reforçou o coro pela mudança e disse que o partido tomou uma decisão baseada na transformação que Miguel Coelho promoveu em Petrolina.
“Eu acredito na sua história e no seu potencial. Vi o que você fez, construindo uma maternidade, uma UTI para pessoas com câncer. É nossa obrigação darmos as mãos e escolhermos aquele que vai governar o futuro de nossos filhos. Por isso, com muito orgulho, venho aqui falar do apoio do Podemos a sua pré-candidatura“. Já o presidente estadual do Podemos, o deputado federal Ricardo Teobaldo, disse que Miguel simboliza a mudança. “Estamos mobilizando o partido para mudarmos efetivamente Pernambuco, construir um tempo novo, uma nova história, mudar essa realidade. Podemos mudar no voto e na política e Miguel é o portador desse desejo de mudança“, afirmou.
Filiações
O ato do Podemos também teve o objetivo de filiar políticos do Estado e fortalecer a legenda. Foram filiados os prefeitos de Tuparetama, Sávio Torres, e de Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho; o deputado estadual Wanderson Florêncio, além de outras lideranças. O ato também contou com a presença de políticos de diversos partidos como o senador Fernando Bezerra (MDB); os deputados Fernando Filho (DEM), Antonio Coelho (DEM), Alessandra Vieira (PSDB) e Romero Sales Filho (PTB); as prefeitas de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), Célia Sales, de Ipojuca (PTB), Zé Martins (PSB), de João Alfredo, além de outros ex-prefeitos, vices e vereadores.