Os governadores do Nordeste divulgaram na manhã deste domingo (30) uma carta sobre os diálogos entre membros do Poder Judiciário e do Ministério Público (MP), recentemente publicados pelo site Intercept Brasil e outros veículos de comunicação. No documento, eles consideram o fato “de extrema gravidade” e cobram “a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência“.
Confiram a íntegra da carta:
CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
30 de junho de 2019
ABUSOS DEVEM SER INVESTIGADOS
As seguidas revelações de conversas e acordos informais entre membros do Judiciário e do Ministério Público, em Curitiba, divulgadas pelo Theintercept.com e outros veículos de comunicação, são de muita gravidade. As conversas anormais configuram um flagrante desrespeito às leis, como se os fins justificassem os meios.
Não se trata de pequenos erros; são vidas de seres humanos e suas histórias que se revelam alteradas em julgamentos fora das regras constitucionais, legais e éticas. Todos sabem que um juiz deve ser imparcial e por isso não pode se juntar com uma das partes para prejudicar a outra parte. Acreditamos que a defesa da real imparcialidade dos juízes é um tema de alto interesse, inclusive para eles próprios. Assim, manifestamos nossa confiança de que a imensa maioria dos magistrados e membros do Ministério Público que, com seriedade e respeito à lei, fazem o verdadeiro combate à corrupção e outros crimes, pode apoiar as necessárias investigações nesse caso.
Agora, um dos trechos das conversas divulgadas destacam o Procurador Deltan Dallagnol sugerindo busca e apreensão na residência do hoje senador pela Bahia, Jaques Wagner. E a justificativa do coordenador da Lava Jato? “Questão simbólica”, ou seja, ao lixo o direito. É mais uma revelação de extrema gravidade.
É inadmissível uma atuação que se denuncia ilegal entre membros do Ministério Público e do Judiciário, combinando previamente passos de uma importante investigação, com o intuito de perseguir e prender pessoas. Em discurso recente, na Cúpula Pan-Americana de Juízes, o Papa Francisco já demonstrou a sua preocupação com atos abusivos e de perseguição por meio de processos judiciais sem base legítima.
Reivindicamos a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência. É preciso também avaliar o afastamento dos envolvidos. Defendemos, ainda, a revisão ou anulação de todo e qualquer julgamento realizado fora da legalidade.
Outrossim, sublinhamos a relevância de o Congresso Nacional concluir a votação do Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade.
Apoiamos firmemente o combate à corrupção, porém consideramos que também é uma forma de corrupção conduzir processos jurídicos desrespeitando deliberadamente a lei.
Governadores do Nordeste do Brasil
Excelente. ….mas deveriam cobrar também a identificação e punição a quem ou à organização criminosa que QUEBROU O SIGILO TELEMÁTICA de autoridades públicas, sem AUTORIZAÇÃO JUDICIAL, ou seja: ato criminoso.
Confirmadas as ilicitude praticadas por ambos os lados, que o Estado-juiz faça a devida correção.
Agora, essa estória DE contar apenas um lado ja não convence a sociedade esclarecida.
Meus cumprimentos! !!!
Esquecem esses esquerdopatas que o nordeste tem quase 15% de analfabetos e 45% d população dependente de programas sociais, porque o PT e o PSB roubou e deixou roubar. querem soltar o presidiário do Lula par continuarem a corrupção. TODO apoio a lava jato.
Onde estava Boloro esse tempo todo? Ah já sei, votando a favor dos projetos do PT….
Vagabundos, canalhas
Bando de salafrários, a mamata acabou, esperem até a próxima eleição.
Esses ladrões que esquartejaram o nosso país e são idolatrados por esses esquerdistas do Nordeste. Vão trabalhar daqui uns dias, não poderão mais roubar
Vejam quem é o cabeça, Rui Costa-PT governador da Bahia. A fé pública que era dispensada a magistrados, hoje a palavra de marginais vale mais que de um Juiz, é uma pouca vergonha. O marginal Lula e seus comparsas afrontam a justiça, criam um esquema forjado junto com esse gringo, que se fosse no EUA, já tinha ido pra cadeia e, criam todo esse teatro manipulado para desmoralizar o judiciário. E o que é pior, parece que marginais mandam no pais, pela importância que é dada ao marginal, Hacker pra tirar o chefe da facção Lula da cadeia. EDWARD SNOWDEN hacker, que vazou informações da CIA e NSA, vive se escondendo nas embaixadas, se entrar nos EUA vai pra cadeia porque lá é um pais sério.
Snowden é um herói senhor Edilberto, ele revelou um esquema criminoso em que o Estado americano planejava fazer um totalitário sistema de controle da vida das pessoas na internet, no mais íntimo delas! O governo americano praticava espionagem em massa de cidadãos americanos e cidadãos e empresas de outros países, sem haver sequer autorização da justiça! Como sempre o senhor defendendo o totalitarismo do Estado quando lhe convém!
O que esses Governadores querem? soltar o Lula, um psicopata frio? que ceifou a vida de milhares de pessoas, tirando o dinheiro da saúde? esse Nordeste também tem gente inteligente que já não votam nesses esquerdopata de araque, só pensam em si. Um Nordeste que nos tempos de hoje, seus Governadores falam em carro pipa e não numa solução fácil e definitiva para a escassez de água na Região do Semiárido. Solução também barata, só que, não precisa de ODEBRECHET e Megas Empresas da Construção, para construção das obras, mas é preferível que o sertanejo continue dependente de carro pipa, continue no cabresto, mas tudo tem fim.
O Sr. Moro nunca foi juiz, nenhuma novidade nisso, até os aloprados apoiadores têm consciência disso.
Essa turma do quanto mais pior, melhor. Ridículos!