Regada a música, degustação de alimentos e feirinha de produtos agroecológicos, a inauguração do Quiosque da Umbuzada – um espaço voltado para a comercialização de produtos oriundos na agricultura familiar – foi inaugurado na manhã de sábado (24) no distrito de Massaroca, Zona Rural de Juazeiro (BA). O espaço comercializará produtos como doces, geleias e, claro a umbuzada.
Tudo é produzido por 24 famílias que integram a Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama). O espaço funcionará também como um entreposto de ovos caipira.
A prefeita Suzana Ramos foi representada no evento pelo secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Carlos Neiva. Em sua fala durante a solenidade, ele fez questão de destacar o olhar diferenciado da gestão municipal para a agricultura familiar em Juazeiro.
“Nós estamos demonstrando através de diversas ações dentro da gestão Suzana Ramos, a importância que damos ao pequeno agricultor familiar, muita coisa vem sendo feita e os números atestam isso. Aqui temos a grata satisfação de ver a confluência de forças com o Governo do Estado, entidades como a Central da Caatinga, IRPAA, Cesol e a Prefeitura de Juazeiro atuando conjuntamente para promover o desenvolvimento econômico no campo. Esse é o caminho“, declarou Neiva.
Projeto
O projeto do quiosque é uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), custeado via empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e conta ainda com o apoio da Prefeitura de Juazeiro e de várias entidades como o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Central de Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga).
“Agora nós temos um espaço com visibilidade e acessível, onde as pessoas podem parar, degustar e quem sabe se tornar clientes do nosso quiosque“, comemorou o vice-presidente da Coofama, Raimundo Arcanjo.