Município localizado no norte da Bahia, Curaçá vem conseguindo se destacar na área da saúde pública graças ao esforços da atual gestão. Em seu segundo mandato, o prefeito Pedro Oliveira afirmou a este Blog que, antes de assumir o Executivo, o setor estava “um caos”. Aos poucos, no entanto, foi revertendo esse cenário.
Uma prova desse trabalho não está em Curaçá, mas em Petrolina (PE). Na Capital do São Francisco, o Hospital Universitário (HU) está operando ultimamente com uma lotação acima dos 130%, já que a unidade recebe demandas de 53 municípios da Rede PEBA (Pernambuco-Bahia) e até do Piauí. Grande parte do problema se deve ao fato de que as prefeituras investem em ambulâncias para mandar seus pacientes em Petrolina, eximindo-se da responsabilidade de investir nos seus próprios hospitais.
Mas em Curaçá, o prefeito assegura que a realidade é outra. “A lei diz que o município tem que gastar, no mínimo, 15%, mas a gente nunca gastou menos de 26%. A gente já chegou a gastar 32% com saúde”, afirmou.
Pedro Oliveira destaca, nesse quesito, os altos investimentos feitos no hospital municipal, que conta com Sala Vermelha equipada, Raio X de ponta, laboratório 24h, maternidade com enfermeira obstetra 24h. “Enfim, temos investido muito na saúde pública do nosso município”, pontuou. Segundo o gestor, a unidade médica recebe, inclusive, pacientes da Zona Rural de Juazeiro e também de Santa Maria da Boa Vista (PE). “Final de semana o hospital daqui é lotado”, frisou. O prefeito revelou ainda que o município não recebe contrapartida de outras prefeituras, mas nem por isso deixa de atender quem precisa. “Não podemos deixar o povo sem atendimento”, acrescentou.
Prioridades
Oliveira disse também que Curaçá não escapa de problemas como falta de medicamentos e outros insumos, mas o essencial é realizado. “Especialmente a parte de emergência”, declarou. O gestor complementou que a cobertura de saúde no município, por meio do Atenção Básica, chega aos quatro cantos de Curaçá. A receita para essa eficiência, segundo o prefeito, é priorizar áreas como saúde e educação – e é o que ele tem feito –, além de pagar os servidores em dia. Esse item também vem sendo cumprido à risca em Curaçá.