O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) emitiu nota em defesa da Educação, da Petrobras, da redução do preço dos combustíveis e criticando o governo federal. Além disso, a entidade está convocando convoca para plenária estudantes e representantes de movimentos sociais, que acontecerá hoje (30), às 18h30, na Univasf de Juazeiro (BA).
Acompanhe:
Pela redução dos preços de combiustíveis, Defesa da Petrobras e da democracia!
Os estudantes e a juventude têm a sua digital impressa nas mais importantes lutas travadas pelo povo brasileiro. Fomos às ruas defender o Brasil e a garantia de uma empresa estatal extrair e administrar as riquezas oriundas da exploração do petróleo brasileiro. Disputamos a narrativa e garantimos uma grande vitória para a nossa gente, com a campanha o petróleo é nosso! Assim foi criada a Petrobras.
Mas, recentemente, esta estatal que se tornou uma das maiores empresas do mundo, muito competitiva do ponto de vista energético, desenvolve tecnologia de ponta e descobre em território nacional gigantescas jazidas de petróleo na camada chamada “Pré-Sal”.
Mais uma vez o movimento estudantil e a juventude brasileira de norte a sul mobilizaram a sociedade e garantiram que 50% do Fundo Social do Pré-Sal e 75% dos royalties do petróleo fossem destinados para a Educação.
Com estes recursos teríamos condições materiais de superar as profundas contradições históricas do nosso país. Elevar o patamar da educação básica, transformar para melhor a escola pública brasileira, e investir na Universidade Pública gratuita e de qualidade!
Hoje todo esse horizonte está ameaçado. Inicialmente com a escalada golpista que levou ao centro do poder político o ilegítimo Michel Temer e um bando de entreguistas e vendilhões da pátria, que desrespeitaram a soberania do voto popular e usurparam o poder da Presidenta eleita Dilma Rousseff. Imediatamente aprovaram a Emenda Constitucional 95, que impede investimentos em Educação, Saúde e áreas estratégicas para o desenvolvimento.
Logo após, aprovam uma reforma trabalhista imoral e desumana, que rasga a CLT e precariza o trabalho. E como se não bastasse, implementada na Petrobras, através do entreguista Pedro Parente, que esteve à frente do apagão no Governo FHC, uma política de desmonte e entrega de nossa maior empresa aos interesses do capital estrangeiro, com a venda das plataformas marítimas, a subutilização das refinarias nacionais, diminuindo a sua produção, aumentando a demanda de importação de combustíveis, atrelando-os a uma política de preços regida ao bel prazer do “Deus Mercado” e às oscilações do dólar, repassando de forma automática para o consumidor. Mais uma vez as elites querem vender o patrimônio brasileiro ao mercado insano e insaciável por lucros.
A greve deflagrada pelos caminhoneiros nos últimos dias denuncia a impopularidade desta agenda golpista. Sem força no congresso o governo usurpador continua prejudicando a população através do sucateamento da Petrobras e da Eletrobras.
Neste momento os estudantes, a juventude, o povo brasileiro se unem pela estabilidade econômica e pela retomada da democracia, exigindo eleições livres e diretas já!
Fora, Temer! Fora Pedro Parente!
A Petrobras é do povo brasileiro!
Eleições livres, já!
Diretório Central dos Estudantes da Univasf
DCE UNIVASF, 29 de Maio de 2018
Deveria cuidar dos assuntos da faculdade em vez de está sendo mais um oportunista .
Ainda bem … aula só depois da copa
Queria ter a autoestima que esse pessoal de DCE tem. Acham que tem alguma importância pro país. Não passam de sanguessugas chupadores de políticos e ditadores.
Eleições diretas? Dói os olhos e a mente ler coisas do tipo, talvez se tivéssemos na grade curricular do ensino médio, noções de direito constitucional, não seríamos obrigados a ouvir e ler baboseiras como esta, abram a CF no Art. 81, §1º. Bando de comunista safado que se disfarça de professores e estudantes e só repetem o que escutam por aí. Teremos eleições diretas, em outubro. Que falta faz a educação MORAL E CÍVICA.
É por isso que o Brasil não presta. Com essa juventude retardada, nós iremos de mal a pior. Não sabem desvincular da política pseudocomunista que faz parte do DNA dos estudantes de universidades federais, ou vocês pensam que o povo não sabe que vocês são a elite do país? Acabem com esse discursinho Michael Foucault, e vão estudar!!
Infelizmente, todos os brasileiro perderam a maior chance em mudar o pais, mas um litro de gasolina foi mais importante do que a sua própria pátria.