Em defesa do Rio São Francisco, Diocese de Juazeiro lança programação da Festa da Padroeira 2017

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2017 às 21:00

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (21), a Diocese de Juazeiro (BA) divulgou a programação da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Grotas 2017 e do encerramento do Ano Mariano na Diocese. Na pauta dos eventos, a preocupação com o Rio São Francisco mereceu destaque em diversas atividades. Com abertura prevista para o próximo dia 30 de agosto, na Praça da Catedral-Santuário, no Centro, a Novena de Nossa Senhora das Grotas e o Congresso Mariano do dia 8 de outubro foram os principais temas da conversa.

O bispo de Juazeiro, Dom Beto Breis, falou sobre o Ano Mariano nacional – lançado em comemoração aos 300 anos do achado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Ele relacionou a devoção à Maria com o simbolismo e o significado do rio. “Nossa Senhora Aparecida foi achada num rio, o Paraíba do Sul. Aqui em Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas também foi achada junto ao Velho Chico. E existem muitos outros casos assim. Isso mostra a relação da nossa fé com a água, que é sinal de vida. Por isso também uma das nossas metas nesse ano é a defesa do Rio São Francisco, que muitos estudiosos afirmam já ser um rio condenado à morte”, expressou.

O pároco da Catedral, Padre Josemar Mota, apresentou a programação da Festa da Padroeira que, neste ano, terá como tema a frase bíblica “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). “A abertura da festa será dia 30 de agosto. E nesse ano teremos a novidade de que todas as noites a celebração será feita fora da Igreja, na praça da Catedral. O número de fiéis nos últimos anos já não comportava na Igreja. Ficava mais gente do lado de fora do que dentro”, disse. A programação ainda contará com quermesses todas as noites e o show “Canções Divinas” de Targino Gondim, pelo qual ele apresentará canções religiosas em estilo regional.

Congresso Mariano e Caminhada pela Paz

Em outubro próximo a Diocese programará a realização de um Congresso Mariano Diocesano. Marcado para o dia 8, o evento terá como palestrante o arcebispo de Salvador, vice-presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e primaz do Brasil, Dom Murilo Kriegger. “Em novembro iremos realizar a já conhecida Caminhada pela Paz, toda voltada para a defesa do Rio São Francisco. O tema será a frase bíblica ‘Farei correr a paz como um rio’. Mas desde a festa de Nossa Senhora das Grotas o assunto do rio já ficará evidenciado”, frisou Dom Beto Breis.

Lançamento de livro

Abrindo a programação da Festa da Padroeira 2017, neste sábado (26) ocorrerá o lançamento do livro de Dom Beto, “Francisco de Assis e Charles de Focauld: enamorados do Deus humanado”. O evento acontecerá na Catedral-Santuário, a partir das 17h, e será aberto ao público. A obra, publicada pela editora Paulus, aborda duas grandes figuras da espiritualidade cristã e sua paixão comum pelo mistério da humildade de Jesus. Segundo Dom Beto, as vidas dos dois místicos vão de encontro ao desejo do Papa Francisco por uma Igreja mais despojada e centrada no essencial. A programação completa dos festejos pode ser conferida acessando aqui. (Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…