Como este Blog mostrou mais cedo, encerra-se hoje (9) em todo o país o prazo para a atualização do cadastro, solicitação de transferência, alistamento eleitoral e recuperação de títulos cancelados. Em Juazeiro (BA), as filas voltaram a se formar ontem (8), véspera do encerramento. Cerca de 800 pessoas conseguiram atendimento.
Nesta quarta-feira (9), a previsão é de que 900 pessoas sejam atendidas, segundo informações do Cartório Eleitoral da cidade. Não haverá prorrogação e quem perder a chance de se regularizar junto à Justiça Eleitoral só conseguirá resolver as pendências depois das eleições de outubro próximo.
Quem não se regularizar não vai poder votar e ainda pode enfrentar outras restrições como se matricular em universidades, tomar posse em cargo público e tirar passaporte, por exemplo.
Números
Quando o prazo da biometria foi encerrado, no dia 31 de janeiro, quase 30 mil eleitores de Juazeiro tiveram os títulos cancelados. O prazo para regularização foi reaberto em março. Funcionários do Fórum com quem o Blog conversou hoje não souberam informar quantos eleitores ficarão sem se regularizar. Esse número deverá ser divulgado no final do dia, após o fim dos trabalhos.